Topo

Irmã de Kim Jong-un fará a 1ª visita da dinastia norte-coreana à Coreia do Sul desde a guerra

Kim Yo-jong acompanha Kim Jong-un em visita a base militar norte-coreana em 2015 - Korean Central News Agency/Korea News Service via AP
Kim Yo-jong acompanha Kim Jong-un em visita a base militar norte-coreana em 2015 Imagem: Korean Central News Agency/Korea News Service via AP

Do UOL, em São Paulo

07/02/2018 08h58

Kim Yo-jong, irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, viajará com a delegação de alto escalão do regime que visitará a Coreia do Sul entre os dias 9 e 11 de fevereiro por ocasião dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, informou o Ministério da Unificação sul-coreano.

A irmã de Kim, que tem cerca de 30 anos, acompanhará o chefe de Estado do país, Kim Yong-nam, líder da delegação e oficial norte-coreano do mais alto escalão a visitar o país vizinho.

Caso confirmada, a visita de Kim Yo-jong, hoje vice-diretora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido Único, será a primeira de um membro da dinastia Kim - que comanda a Coreia do Norte desde o estabelecimento do país, em 1948 - à Coreia do Sul desde o fim da guerra entre os países (1950-1953).

Leia mais:

"A inclusão de Kim Yo-jong na delegação é significativa, já que não só é a irmã do líder da Coreia do Norte, mas também ocupa um posto de peso no Partido dos Trabalhadores norte-coreano", disse em um comunicado o Ministério de Unificação sul-coreano.

Mesmo assim, o governo do Sul disse que consultará a comunidade internacional sobre a visita, com o objetivo de que esta não cause "nenhuma controvérsia sobre as sanções" estabelecidas para o regime do Norte, acrescenta o comunicado.

Ainda é desconhecido o papel da irmã de Kim Jong-un durante a visita, ainda que Seul já tenha admitido que o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, poderia propor um encontro bilateral com o chefe de Estado norte-coreano.

Se acontecer, será a primeira reunião intercoreana do mais alto escalão realizada em território sul-coreano.

Seul acredita que a participação norte-coreana em PyeongChang pode ajudar a rebaixar a tensão regional e facilitar uma aproximação entre o regime e os Estados Unidos, que estarão representados nos Jogos pelo vice-presidente Mike Pence.

O governo da Coreia do Norte sempre foi uma questão de família. Kim Jong-Un representa a terceira geração que comanda o país, depois de seu pai Kim Jong-Il e seu avô Kim Il-Sung, fundador da Coreia do Norte.

O atual dirigente e sua irmã são filhos da união de Kim Jong-Il com sua terceira esposa, a ex-bailarina Ko Yong-Hui.

Junto a Kim Yo-jong e Kim Yong-nam viajarão outros 20 funcionários norte-coreanos, entre os quais se destacam outros oficiais como Choe Hwi, presidente do Comitê Nacional de Planejamento Esportivo, e Ri Son-gwon, que lidera o organismo que administra as relações intercoreanas no Norte.

O próprio Ri participou das históricas conversas realizadas no mês passado, onde foi acertada a participação do Norte nos Jogos de Inverno, que acontecerão no condado sul-coreano de Pyeongchang, a partir do dia 9.

Os dois países, que estão em estado de guerra há mais de 65 anos, concordaram também em desfilar lado a lado sob a mesma bandeira na abertura dos Jogos. (Com agências internacionais)