Topo

Pai de estudante morto após prisão na Coreia do Norte acompanhará vice dos EUA em PyeongChang

30.jan.2018 - Cindy e Fred Warmbier, pais do estudante Otto Warmbier, durante discurso de Donald Trump no Congresso, em Washington - Leah Millis/ Reuters
30.jan.2018 - Cindy e Fred Warmbier, pais do estudante Otto Warmbier, durante discurso de Donald Trump no Congresso, em Washington Imagem: Leah Millis/ Reuters

Em São Paulo

05/02/2018 18h16

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, convidou o pai de um ex-prisioneiro da Coreia do Norte para integrar sua delegação na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, marcada para 9 de fevereiro.

Fred Warmbier é pai de Otto Warmbier, estudante norte-americano que havia sido condenado por Pyongyang a 15 anos de trabalhos forçados e que morreu poucos dias depois de ter sido libertado, em junho de 2017, após 17 meses de prisão. Ele tinha 22 anos. 

Segundo a imprensa dos EUA, o objetivo de Pence é combater os esforços de propaganda da Coreia do Norte e manter alta a pressão contra as ambições nucleares do regime de Kim Jong-un. Os Jogos de Inverno contarão com a presença de esportistas norte-coreanos, que desfilarão com os atletas da Coreia do Sul na abertura e formarão uma única equipe no hóquei feminino.

16.mar.2016 - Nesta foto de 16 de março de 2016, o estudante Otto Warmbier (centro) é levado ao tribunal em Pyongyang, na Coreia do Norte - Jon Chol Jin/ AP - Jon Chol Jin/ AP
16.mar.2016 - Nesta foto de 16 de março de 2016, o estudante Otto Warmbier (centro) é levado ao tribunal em Pyongyang, na Coreia do Norte
Imagem: Jon Chol Jin/ AP

Condenado por tentar tirar de seu hotel um item de propaganda política, Otto morreu dias após chegar nos Estados Unidos e seus pais disseram que o estudante havia sido torturado na Coreia do Norte. 

De acordo com médicos, ele sofreu danos cerebrais, mas a causa destes danos não é conhecida. Pyongyang alegou que Warmbier entrou em coma logo após o julgamento que aconteceu em março do ano passado. O regime disse que o estudante teria contraído botulismo e tomado um remédio para dormir. A família do jovem contesta a versão norte-coreana. Médicos que examinaram Warmbier após sua libertação disseram que não havia sinais de botulismo em seu organismo. 

Três americanos continuam presos na Coreia do Norte – dois professores universitários da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang, detidos neste ano, e um sexagenário de origem sul-coreana naturalizado americano, capturado em uma região de fronteira com a China em 2105. Todos são acusados de atos hostis contra o regime de Kim Jong-un. 

Os Estados Unidos acusam o regime norte-coreano de usar os detidos como moeda de troca em negociação com os EUA.

As duas Coreias permanecem tecnicamente em guerra desde o conflito entre as duas partes (1950-1953), que terminou em armistício, em vez de tratado de paz.

As tensões se agravaram dramaticamente no ano passado com os avanços promovidos pelo regime do ditador Kim Jong-un em seu programa nuclear, além da retórica agressiva que dominou as relações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos. (Com agências internacionais)