Topo

Esse conteúdo é antigo

Tribunal espanhol suspende saída temporária de líderes presos da Catalunha

Líderes separatistas da Catalunha tiveram suas saídas temporárias suspensas por um tribunal espanhol - Europa Press News/Europa Press via Getty Images
Líderes separatistas da Catalunha tiveram suas saídas temporárias suspensas por um tribunal espanhol Imagem: Europa Press News/Europa Press via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/07/2020 16h42Atualizada em 29/07/2020 18h05

Um tribunal na Catalunha suspendeu hoje a possibilidade de saídas temporárias de cinco dos líderes pró-independência presos no ano passado. Todos estão na cadeia por seus papéis na tentativa unilateral de se separar da Espanha em 2017. As informações são do The Guardian.

Em outubro passado, os conflitos surgiram mais uma vez na região espanhola, depois que a suprema corte da Espanha condenou nove líderes seniores da independência regional — incluindo o ex-vice-presidente catalão Oriol Junqueras — por crimes como uso indevido de fundos públicos e desobediência.

No início deste mês, os cinco prisioneiros receberam o status de série três, o que significava que eles eram liberados em partidas temporárias e só tinham que dormir na prisão de segunda a quinta-feira de cada semana.

Mas ontem um juiz ordenou a suspensão de sua "semiliberdade" depois que os promotores argumentaram que as autoridades penais e o governo catalão haviam concedido o status de terceiro grau "não no interesse da reabilitação, mas exclusivamente para alterar a decisão de sentença do supremo tribunal e sua aplicação efetiva".

Em nota, o presidente regional da Catalunha, Quim Torra, criticou a medida, que disse ser "prova da falta de vontade do governo espanhol em entrar em negociações de boa-fé sobre a independência regional".

Os promotores também apontaram que nem Junqueras nem o ex-ministro das Relações Exteriores da Catalunha, Raül Romeva, cumpriram um quarto de suas sentenças — incluindo o tempo em prisão preventiva — que é um dos requisitos para a concessão do status de terceiro grau.

Junqueras foi condenado a 13 anos de prisão, enquanto Romeva foi condenado a 12 anos e o ex-ministro do Interior Joaquim Forn recebeu uma sentença de 10 anos e meio.

Jordi Cuixart e Jordi Sànchez, dois ativistas influentes de base pela independência, foram condenados a nove anos de prisão.

O movimento pela independência, apoiado por pouco menos da metade das pessoas que vivem na Catalunha, perdeu força nos últimos anos em meio a rivalidades internas e desentendimentos sobre o melhor caminho a seguir.