Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher usa açafrão como remédio e tinge gato de amarelo sem querer

Mulher tailandesa usa açafrão como remédio e tinge gato de amarelo; postagem faz sucesso no Facebook - Reprodução/Facebook
Mulher tailandesa usa açafrão como remédio e tinge gato de amarelo; postagem faz sucesso no Facebook Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/08/2020 18h08Atualizada em 28/08/2020 20h14

A tailandesa Thammapa Supamas acidentalmente tingiu seu gato de amarelo enquanto tratava uma infecção por fungos na perna do bicho de estimação. No último domingo (23), a moça compartilhou no Facebook que usou um esfoliante de açafrão, que acabou tendo um efeito inesperado.

O extrato da planta tem propriedades antiinflamatórias e antibacterianas e é considerado um tratamento eficaz contra fungos. No entanto, o açafrão em pó também é um corante natural forte, que produz uma cor dourada vibrante.

Até o último relato de Thammapa, a cor amarela ainda não desapareceu, mas a infecção de seu gato estava visivelmente melhorando. "Obrigado por sua gentileza e preocupação", disse ela no Facebook, agradecendo o público.

Suas atualizações diárias acumularam milhares de curtidas de pessoas de todo o mundo, que estão comparando o gato ao Pokémon Pikachu, além de enviar votos de boa recuperação para o felino.

Pikachu? Mulher tailandesa usa açafrão como remédio e tinge gato de amarelo - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Gato Pikachu?
Imagem: Reprodução/Facebook

"Cor pode levar meses para desaparecer"

"O açafrão tem sido usado em humanos há anos, com suas muitas propriedades curativas, antiinflamatórias e antioxidantes. No entanto, não foi estudada extensivamente em animais de estimação", disse o Dr. Kurt Venator, veterinário chefe da Purina, à People.

"Eu recomendaria consultar seu veterinário sobre tratamentos seguros e eficazes para seu animal de estimação antes de usar açafrão como remédio por conta própria."

Já Chad Dodd, veterinário e membro da Associação Médica Veterinária Americana, vai por outro caminho. À People, ele não aconselha a aplicação de pó de açafrão em gatos, menos por razões de segurança, mas mais por preocupação em manchar a pele do felino.

"Eu vi fotos de colegas que tiveram clientes experimentando e o animal de cor clara fica amarelo neon... E o mais louco é que pode levar meses para desaparecer", diz ele. "Se eles quiserem usá-lo na pele, devem tentar uma das formas de extrato disponíveis comercialmente em vez do pó."