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Americano é preso na Tailândia após falar mal de resort na internet

Do UOL, em São Paulo*

10/10/2020 11h54Atualizada em 11/10/2020 13h34

Resumo da notícia

  • Hóspede postou avaliação acusando hotel de "escravidão moderna"
  • Cidadão americano poderia pegar até dois anos de prisão por difamação
  • Ação foi suspensa após hóspede chegar a acordo com autoridades e hotel

Um cidadão americano que foi preso na Tailândia por escrever uma crítica negativa sobre o hotel em que se hospedou conseguiu evitar a ação legal e a pena de prisão. Wesley Barnes postou vários comentários supostamente acusando o Sea View Resort de "escravidão moderna". Posteriormente, ele foi detido e acusado de acordo com as rígidas leis antidifamação tailandesas, segundo divulgou a BBC.

A polícia disse que Barnes e o resort haviam chegado a um acordo, que incluía um pedido de desculpas ao hotel e às autoridades de turismo da Tailândia. Ele também foi instruído a enviar uma declaração à organizações de mídia estrangeiras que haviam escrito anteriormente sobre sua possível prisão, incluindo a BBC News.

Nele, Barnes disse que se desculpou por suas "declarações repetidamente falsas e inverídicas ... feitas para difamar maliciosamente o Sea View. Essas críticas foram escritas com raiva e malícia". O comunicado diz que ele lamenta suas ações, acrescentando que "o hotel me perdoou e concordou em retirar a reclamação".

O oficial Kitti Maleehuan, superintendente da delegacia de polícia de Koh Chang - a ilha onde fica o resort - disse à agência de notícias AFP que ambas as partes se encontraram durante uma sessão de mediação supervisionada pela polícia.Barnes também terá de fornecer "uma explicação à embaixada dos Estados Unidos", disse a AFP - embora não tenha entrado em detalhes.

Se fosse considerado culpado, o turista poderia pegar até dois anos de prisão.

"Malicioso"

Barnes, que trabalha na Tailândia, havia se hospedado no resort Sea View no início deste ano. Ele teria entrado em uma discussão com a equipe por querer levar sua própria garrafa de álcool enquanto jantava no restaurante. Um comunicado do hotel disse que ele "causou comoção" e se recusou a pagar uma taxa de rolha, que acabou sendo dispensada quando o gerente interveio.

Desde que saiu do resort, Barnes postou vários comentários negativos sobre a propriedade, após o que o hotel o processou por difamação.

O resort alegou que suas avaliações foram "fabricadas, recorrentes e maliciosas", com uma postagem no TripAdvisor acusando o hotel de "escravidão moderna".

Barnes, porém, havia dito anteriormente à BBC que essa postagem em particular nunca foi publicada porque violava as diretrizes do TripAdvisor. Ele também disse que já havia perdido o emprego por causa do incidente e expressou preocupação com a possibilidade de que a publicidade que seu caso recebeu tornasse mais difícil encontrar um novo emprego.

O hotel disse à BBC que, depois que as avaliações foram publicadas, havia recebido cancelamentos e consultas sobre o tratamento dos funcionários. O setor de turismo da Tailândia foi duramente atingido pelas consequências da pandemia global de coronavírus.

"Receber várias avaliações falsas e difamatórias ao longo de um período pode ser extremamente prejudicial, especialmente durante esses tempos incrivelmente difíceis", disse o comunicado do hotel.

*Com agências internacionais