Topo

Esse conteúdo é antigo

'Tornado de minhocas' nos Estados Unidos confunde cientistas

Tornado de minhocas surgiu no estado norte-americano de Nova Jérsei  - Reprodução/Facebook
Tornado de minhocas surgiu no estado norte-americano de Nova Jérsei Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/03/2021 18h37

Um fenômeno não usual deixou cientistas nos Estados Unidos intrigados. Após uma chuva na cidade de Hoboken, em Nova Jérsei, centenas de minhocas formaram uma figura que lembrava um tornado em uma calçada. O caso inusitado ganhou o apelido de "wormnado".

Tiffanie Fisher, membro do City Council — órgão similar a uma Câmara de Vereadores — de Hoboken, recebeu fotos dos animais de uma moradora da cidade e as compartilhou em seu Facebook.

"Alguém já viu algo assim? Isso é um tornado de minhocas que estavam perto do parque Maxwell. Claramente minhocas saem depois que chove, mas isso é algo que nunca vi", indagou ela.

Has anyone ever seen anything like this? This is a tornado of worms that were out this morning near Maxwell park in Hoboken. Clearly worms come out after it rains but this is something I've never seen!

Publicado por Tiffanie Fisher em Quinta-feira, 25 de março de 2021

"Esse formato de tornado é muito interessante", disse Kyungsoo Yoo, professor do Departamento do Solo, Água e Clima da Universidade de Minnesota, ao Live Science. O cientista estuda como minhocas de terra transformam ecossistemas, e enfatizou que apesar de ser comum os animais subirem do solo após uma chuva, ele nunca havia visto esta forma espiral antes.

Já Saad Bhamla, um professor assistente da Georgia Tech, especulou que mudanças repentinas à água do solo, junto ao formato da terra, poderiam ter contribuído para que as minhocas chegassem a esse formato que lembra um tornado.

"Se a água foi drenada pelo solo neste formato, as minhocas poderiam estar seguindo sua gradiente", afirmou.