Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasileiros estão entre imigrantes ilegais achados na fronteira dos EUA

Caminhão com 49 imigrantes ilegais foi interceptado no Texas (EUA), por Agentes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira - Divulgação/U.S. Customs and Border Protection
Caminhão com 49 imigrantes ilegais foi interceptado no Texas (EUA), por Agentes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira Imagem: Divulgação/U.S. Customs and Border Protection

Do UOL, em São Paulo

26/09/2021 08h22

Um grupo de 49 imigrantes ilegais foi encontrado por Agentes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira, no Texas, dentro da carroceria de um caminhão no último dia 16.

Eles foram encontrados em Sierra Blanca. Os imigrantes eram do Brasil, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Peru, de acordo com um comunicado do órgão. Não foi informado o número de brasileiros.

O veículo foi interceptado durante uma operação no posto de controle de imigração. Todos os imigrantes estavam sem documentos.

"As operações de checkpoint são vitais para monitorar as atividades ilegais para os Estados Unidos", disse o chefe do setor de patrulha, Sean L. McGoffin.

"Os agentes foram capazes de identificar positivamente um grande esquema de contrabando, salvando vários indivíduos de uma situação potencialmente perigosa", completou ele.

O motorista do caminhão foi detido e será investigado pelas autoridades. Os imigrantes passaram por uma avaliação clínica e devem ser encaminhados de volta aos seus países de origem.

No início do mês, uma brasileira foi encontrada morta após entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Lenilda dos Santos, de 49 anos, teria caminhado por muito tempo sob um forte sol e ficado sem água. Ela ainda tentou contato com familiares para informar sua localização, mas o socorro não chegou a tempo.