Topo

Esse conteúdo é antigo

Capitão encontra dente de megalodonte do tamanho de sua mão na Flórida

Nastasio mostra o dente de megalodonte encontrado perto da costa de Venice, na Florida - Reprodução/Arquivo Pessoal/Facebook
Nastasio mostra o dente de megalodonte encontrado perto da costa de Venice, na Florida Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal/Facebook

Colaboração para o UOL, em Santos

25/10/2021 14h10

O capitão de um barco fretado na Flórida estava mergulhando fora da costa quando descobriu um dente de megalodonte medindo mais de 15 cm de comprimento - pela imagem, nota-se que o objeto é quase do tamanho de sua mão.

No ano passado, o capitão Michael Nastasio, da Black Gold Fossil Charters, um grupo que realiza expedições marítimas em busca de fósseis, já havia encontrado um dente de megalodonte de 14,9 cm. Mas a descoberta foi superada pelo dente de 15,40 cm que ele encontrou no mês passado, na costa da cidade de Venice.

Nastasio é um capitão licenciado da Guarda Costeira dos EUA. Em suas expedições, ele tem encontrado dentes de megalodontes e outros fósseis com sucesso por mais de 10 anos.

O dente de megalodonte encontrado pelo capitão tem mais de 15 centímetros de comprimento - Reprodução/Arquivo Pessoal/Facebook - Reprodução/Arquivo Pessoal/Facebook
O dente de megalodonte encontrado pelo capitão tem mais de 15 centímetros de comprimento
Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal/Facebook

"Este eu vou manter para sempre com certeza. Não consigo tirar os olhos dele", afirmou o capitão em um comunicado à imprensa.

O megalodonte, que significa "dente grande", é uma espécie extinta de tubarão que viveu há 23 a 3,6 milhões de anos, durante o Mioceno Inferior ao Plioceno.

Segundo os cientistas, ele podia chegar a 18 metros de comprimento e sua força de mordida era de 180 mil newtons, o suficiente para destroçar até os ossos de suas presas com uma única mordida.

O dente, de acordo com Nastasio, foi o maior que ele já encontrou em seus dez anos de caça a dentes de tubarão na região de Venice.