Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia deve reconhecer Crimeia como parte da Rússia, diz Kremlin

Do UOL, em São Paulo

09/03/2022 10h44

O Kremlin afirmou hoje que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deve reconhecer a península da Crimeia como parte da Rússia e a independência dos territórios separatistas de Donetsk e Lugansk para que as negociações sobre a guerra possam avançar.

"Nossa posição é conhecida. A Crimeia é uma região russa e isso deve ser reconhecido de fato e de jure", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. "Quanto às repúblicas da DPR [Donetsk] e da LPR [Lugansk], são estados independentes soberanos e são reconhecidos pela Federação Russa. Isso também precisa ser reconhecido de fato e de jure", acrescentou.

Em uma entrevista à emissora ABC ontem, Zelensky sinalizou que está pronto para discutir o status da Crimeia e das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. "Primeiro, estou pronto para um diálogo", afirmou o presidente ucraniano ao ser questionado a respeito das exigências feitas pela Rússia.

Desde o início da ofensiva russa, em 24 de fevereiro, Zelensky tem dito que está disposto a sentar à mesa para negociar, mas que não vai aceitar um "ultimato" da Rússia.

Nova reunião está marcada para amanhã

Uma reunião entre Rússia e Ucrânia está marcada para acontecer amanhã na Turquia. O encontro terá a presença dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países, Sergei Lavrov (Rússia) e Dmytro Kuleba (Ucrânia).

Em uma publicação no Facebook, Kuleba disse que não tem "expectativa alta" para a nova rodada de negociações. Até então, todas as reuniões foram feitas por meio de intermediários de autoridades tanto da Rússia quanto da Ucrânia.