Topo

Esse conteúdo é antigo

Ao menos 17 ficam feridos em ataque a tiros no Metrô de Nova York, nos EUA

Colaboração para o UOL, em São Paulo *

12/04/2022 10h45Atualizada em 12/04/2022 20h18

Ao menos 17 pessoas ficaram feridas em um ataque a tiros em uma estação de metrô no bairro do Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos, segundo autoridades. Dez desses alvos foram baleados.

A Polícia de Nova York foi acionada para o caso por volta das 9h30 (horário de Brasília), de acordo com o próprio órgão, que afirma ter sido comunicado primeiramente sobre haver uma pessoa baleada em uma estação no Brooklyn.

No momento, com base em informações dadas por testemunhas, autoridades estão buscando por um suspeito: um homem que utilizava uma máscara de gás — uma nuvem de fumaça tomou conta do local em meio ao ataque — e vestia um colete verde no momento da ocorrência.

A polícia iniciou uma enorme operação de caça ao atirador, mas ressaltou que o incidente no Brooklyn não estava sendo investigado como um ato de terrorismo e que nenhum dos feridos corre risco de vida.

local - Reprodução/Google - Reprodução/Google
Local de ataque a tiro no Metrô de Nova York
Imagem: Reprodução/Google

De acordo com a NBC, o suspeito de ter sido o atirador foi descrito como um homem de 1,65 m de altura e pouco mais de 85 kg. A Polícia de Nova York trabalha com a hipótese de que ele agiu sozinho, mas ainda não se imagina por qual motivação.

Informações preliminares também apontam que o homem pode ter fugido do local do ataque adentrando os túneis do metrô.

De acordo com a Polícia de Nova York, artefatos explosivos encontrados no interior da estação não estão ativos. Ainda assim, as autoridades estão orientando que as pessoas "fiquem longe" do local não só por segurança, mas para facilitar o trabalho dos socorristas.

Escolas públicas na região do Brooklyn também estão operando em esquema especial, segundo a CNN: ninguém pode sair das unidades, e apenas estudantes podem entrar nelas.

"Não desistiremos até encontrarmos o autor do crime", disse em Iowa o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que havia anunciado ontem novas medidas contra a proliferação de armas de fogo no país.

O ataque aconteceu um dia depois de Biden anunciar novas medidas para o controle de armas nos Estados Unidos, aumentando, especialmente, as restrições às chamadas "armas fantasma", que são difíceis de rastrear, pois podem ser montadas em casa.

Nova York tem registrado aumento nos tiroteios. No primeiro quarto de 2022, foram 296 incidentes, contra 260 no mesmo período em 2021, de acordo com números divulgados pela polícia e reportados pelo jornal The New York Times. Por outro lado, os casos de homicídio caíram.

* Com informações da AFP, da Ansa e da Reuters