Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Por que bandeira russa tem três cores, e a da Ucrânia é azul e amarela?

Bandeiras da Rússia (esq.) e da Ucrânia (dir.) - Getty Images
Bandeiras da Rússia (esq.) e da Ucrânia (dir.) Imagem: Getty Images

Rafael Souza

Colaboração para o UOL

13/05/2022 04h00

Rússia e Ucrânia possuem laços históricos, mas também grandes diferenças que explicam por que se tornaram países separados, mesmo com períodos em que estiveram juntos como uma mesma nação. Isso pode ser visto nas respectivas bandeiras dos países, que trazem elementos da essência de cada povo.

Enquanto a da Rússia tem três cores (branco, azul e vermelho), a da Ucrânia é bicolor e valoriza o azul e o amarelo.

Ambas, porém, possuem em comum as listas horizontais e o azul, que, assim como na bandeira do Brasil, é associado à cor do céu.

Bandeira da Ucrânia

Bandeira da Ucrânia - iStock - iStock
Bandeira da Ucrânia
Imagem: iStock

A atual bandeira da Ucrânia tem as cores azul e amarelo, mas o significado das cores é controverso. A informação no site oficial da Ucrânia sobre o Dia da Bandeira é de que o amarelo simboliza o trigo e o azul é o céu ucraniano.

Porém, a versão mais aceita é de que a combinação dessas cores veio do antigo reino da Galícia-Volínia, no século 12, que cobria boa parte do leste europeu. Naquela época, o brasão do reino era azul com um leão amarelo.

O azul e amarelo referentes à Ucrânia só foram usados pela primeira vez em 1848, quando a bandeira foi hasteada sobre a Prefeitura de Lviv, no oeste do país.

O uso como bandeira de estado só viria em 1918, quando a Ucrânia se consolidava como a 'República Popular da Ucrânia Ocidental', após o fim da Primeira Guerra Mundial.

Anos depois, a bandeira azul e amarela foi proibida, e as pessoas que a hasteavam poderiam ser consideradas criminosas.

Somente após 1949 foi reconhecida uma nova bandeira que trazia o azul da antiga Ucrânia com as cores da União Soviética: era a bandeira da República Socialista Soviética da Ucrânia.

Essa foi a bandeira oficial até o fim da União Soviética, com a independência da Ucrânia, em 1991.

Em 28 de janeiro de 1992, o Parlamento da Ucrânia retomou a antiga bandeira azul e amarela, que atualmente é usada como símbolo de liberdade e democracia pelos grupos que são contra a guerra e a anexação de parte da Ucrânia pelos russos.

Bandeira da Rússia

bandeira russia federação russa russian flag - Reprodução - Reprodução
Bandeira russa
Imagem: Reprodução

Uma lenda diz que o imperador russo Pedro 1º, o Grande, viajou até os Países Baixos para aprender sobre barcos e então percebeu que sua frota marítima precisaria de uma bandeira. Daí, idealizou a bandeira russa de forma semelhante à holandesa, que até hoje leva as cores vermelha, azul e branca.

Mas, essa versão é considerada apenas uma lenda. Oficialmente, as cores da bandeira russa seriam derivadas do brasão da cidade de Moscou, onde São Jorge (padroeiro da Rússia) aparece em um fundo vermelho, usando armadura branca e capa azul.

A bandeira nas cores branca, azul e vermelha foi usada como insígnia naval no século 17, depois pela marinha mercante, até ser usada em terra. Em 1896, tornou-se a bandeira nacional da Rússia.

A bandeira foi inutilizada durante o período da União Soviética, mas, após o fim do regime, as três cores voltaram e foram referendadas pela Rússia em 1993.