Topo

El Niño pode voltar em setembro, diz agência

Do UOL

Em São Paulo

25/09/2012 13h07

O fenômeno El Niño poderá voltar em setembro e outubro e durar até o inverno do hemisfério Norte (período entre os meses de dezembro e fevereiro), segundo previsão da Organização Mundial Metereológica (WWO, na sigla em inglês).

Durante julho e agosto, a temperatura do oceano Pacífico aumentou consideravelmente, ultrapassando o índice mínimo que corresponde a um "El Niño de fraca intensidade". Mas, segundo dados da agência, características atmosféricas do fenômeno climático, como a pressão atmosféricas no nível do mar, os ventos e a neblina, ainda não foram registrados.

“A resposta atmosférica é necessária para o El Niño causar seus impactos globais. O sistema como um todo está neutro, mas é mais provável que ele evolua para virar um El Niño”, afirma o relatório.

Se ele não se desenvolver nos próximos meses como previsto, o evento terá, ao menos, uma atuação mais fraca durante o período. Durante o El Niño, a temperatura da superfície do oceano Pacífico aumenta, em especial nas faixas centrais e tropicais, o que pode influenciar o clima ao redor do planeta. Já a El Niña registra temperaturas frias nas águas do oceano.