Topo

Golfinhos rosas podem desaparecer das águas de Hong Kong

Em Hong Kong

06/05/2013 11h40

Ecologistas alertaram nesta segunda-feira (6) para o perigo do golfinho-branco chinês - mais conhecido como golfinho rosa por sua cor - de desaparecer das águas de Hong Kong se medidas urgentes não forem tomadas contra a contaminação.

A população do animal em Hong Kong caiu de 158 em 2003 para 78 em 2011, com uma nova diminuição prevista para o ano de 2012, afirmou a Sociedade de Conservação dos Golfinhos de Hong Kong.

"Cabe ao governo e a cada cidadão de Hong Kong defender os golfinhos. Corremos o risco de que desapareceram se não tomarmos ações conjuntas", declarou o presidente da sociedade, Samuel Hung.

Os especialistas consideram que a população desta espécie diminuiu de forma considerável nos últimos anos pela pesca excessiva, pelo aumento do tráfico marítimo, pela contaminação da água e pelo desenvolvimento costeiro.

Os golfinhos brancos chinês são uma variedade genética do golfinho-corcunda-indopacífico, uma espécie ameaçada, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Este mamífero foi a mascote oficial em 1997, quando o Reino Unido devolveu a colônia à China