Topo

SC tem sol, mas temperaturas baixas; sensação térmica pode ter chegado a -33ºC

Do UOL, em São Paulo

24/07/2013 08h38Atualizada em 24/07/2013 10h24

O ar polar mantém tempo seco com sol e temperaturas muito baixas em Santa Catarina nesta quarta-feira (24). No início da manhã, as temperaturas estarão entre 0°C a 3°C no litoral e com valores negativos nas áreas altas do Estado, favorecendo a formação de geada ampla e forte em boa parte do Estado. Florianópolis teve a temperatura mais baixa dos últimos 30 anos, a capital registrou 1,2ºC

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

A sensação térmica pode ter chegado a -33°C na madrugada desta quarta-feira, 24, nas cidades da Serra de Santa Catarina, de acordo com a Epagri/Ciram. Em Florianópolis, essa marca pode ser de -16°C. A sensação térmica é um cálculo feito a partir da combinação de temperatura e intensidade do vento.

A máxima será de 20ºC no litoral sul e mínima de - 10ºC no planalto sul. Os ventos de sudoeste a sudeste estarão de fraco a moderado.

Durante esta quarta-feira, com o avanço da massa de ar polar pelo Estado, as temperaturas registram queda. Os moradores do Planalto Serrano vão sentir o frio mais intenso de Santa Catarina, com sensação de -33°C na madrugada. Esta condição atmosférica é excepcional e histórica, podendo ser comparada à última forte massa de ar polar no Estado, em 2000.

A maré mais alta, em áreas costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Norte, pode causar alagamentos momentâneos e localizados. Na área de navegação e pesca, os ventos persistentes de Sul com intensidade moderada entre 50 e 60km/h deixam o mar agitado no Litoral catarinense, com picos de onda de 2,5 a 3m, devido ao avanço do sistema de alta pressão (massa de ar polar) pelo Sul do Brasil. O mar agitado traz risco para navegação e atividades de pesca.

A semana será de alto risco para os moradores de rua devido ao frio intenso. Vale ressaltar que animais domésticos, mesmo os que vivem ao ar livre, necessitam de cuidados especiais. As temperaturas voltam a subir na sexta-feira, 26.