Topo

Internauta do UOL dá nome a onça de 4 meses que foi para refúgio no Paraná

Do UOL, em São Paulo

11/09/2013 06h00

O Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, ganhou seis novos moradores ilustres. Uma onça pintada capturada na Ilha do Marajó é um deles. A fêmea de aproximadamente quatro meses de idade e oito quilos ainda não tem nome. Você, internauta do UOL, é quem irá decidir como ela vai se chamar. Para isto, basta dar sugestões nos comentários desta matéria. Dia 13 de setembro, iremos escolher cinco nomes e abrir uma enquete que vai até o dia 15 de setembro para escolha do nome da oncinha.

O Refúgio é uma unidade de proteção ambiental, criada nos anos 70 para receber milhares de animais “desalojados”, e para pesquisar sobre a produção de mudas florestais, a reprodução de animais silvestres em cativeiro e a recuperação de áreas degradadas.

O biólogo Marcos de Oliveira, da Divisão de Áreas Protegidas de Itaipu, explicou que a onça estava no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Macapá (AP), após ser capturada no Pará. A mãe do animal teria sido abatida por caçadores.

A nova onça fará companhia a outras três onças, Valente, Tonhão e Juma. A ideia é que ela, no futuro, seja integrada ao programa de reprodução da unidade. Única fêmea do refúgio, Juma, com mais de 20 anos de idade, não está mais em fase reprodutiva.

Na última semana, o Refúgio Biológico recebeu outros cinco animais: um filhote de jaguatirica, que também veio do Pará; dois tamanduás – um apreendido na região e outro em Santa Catarina; uma lontra e um furão – ambos apreendidos em Santa Catarina. Todos são machos e passam por período de quarentena.