Topo

Em dia com 50ºC de sensação térmica, Rio tem chuva de granizo e trovoadas

Vista da praia de Ipanema com céu encoberto e chuvoso depois de o dia ter sido o mais quente do ano - Ernesto Carriço/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Vista da praia de Ipanema com céu encoberto e chuvoso depois de o dia ter sido o mais quente do ano Imagem: Ernesto Carriço/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

12/11/2013 18h50

Nesta terça-feira (12), dia em que foi registrada a temperatura mais alta do ano --segundo medições do Alerta Rio, sistema de meteorologia da Prefeitura do Rio de Janeiro--, a capital fluminense registrou também chuva de granizo. Além da forte chuva que atinge a cidade desde o fim da tarde e colocou as baías da Guanabara e da Zona Sul em estado de atenção, houve precipitação de pedaços de gelo nos bairros do Irajá e da Penha, na zona norte.

Após a manhã e parte da tarde de forte calor, as condições de tempo começaram a mudar por conta da aproximação de uma frente fria começou a mudar as condições de tempo. De acordo com o COR (Centro de Operações da prefeitura), choveu forte na Penha e houve precipitação moderada no Jardim Botânico, Méier, São Cristóvão, Santa Teresa, Laranjeiras, Tijuca, Piedade, Alto da Boa Vista e Jacarepaguá.

Nesta quarta, deve chover no Sudeste do país; veja previsão

Para a noite, há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento moderado e trovoadas. Por volta das 18h, já foram vistos os primeiros raios e relâmpagos. Desta vez, o ar polar é fraco e a temperatura não vai ficar baixa como na semana passada. Uma segunda frente fria está prevista para o feriado de 15 de novembro.

A bacia da Baía da Zona Sul entrou em estágio de atenção às 17h55 e da Baía de Guanabara às 17h17. Este nível é o segundo em uma escala de quatro estágios e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Calor

O Alerta Rio registrou temperatura de 41,8 °C, com sensação térmica de 50 °C, na estação de Guaratiba, na zona oeste do município, às 13h15. Neste momento, a umidade relativa do ar era de 36%, o que contribuiu para a elevada sensação térmica. A marca foi atingida na primavera, que começou no dia 3 de setembro, e a mais de um mês do início do verão, no dia 21 de dezembro.

Antes, a temperatura mais alta havia sido registrada no dia 1° de janeiro, também em Guaratiba: 40,2°C.

O forte calor fez com que as praias da cidade ficassem lotadas  Com as altas temperaturas, moradores de rua no Centro do Rio, aproveitaram para espantar o calor no chafariz "Mulher com Ânfora", localizado nos jardins da igreja da Candelária, no Centro do Rio. A previsão do sistema da prefeitura era que as temperaturas chegassem aos 42 °C.