Topo

Praia Grande tem o maior número de praias poluídas em São Paulo

Banhistas aproveitam o balneário de Praia Grande; local tem o maior número de praias impróprias de SP - Grizar Junior/AE
Banhistas aproveitam o balneário de Praia Grande; local tem o maior número de praias impróprias de SP Imagem: Grizar Junior/AE

Do UOL, em São Paulo

14/11/2013 06h00

O balneário de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, tem o maior número de praias impróprias para o banho de todo o litoral paulista, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). É no litoral sul onde se encontra a maioria das praias impróprias, 12 no total.

Já no litoral norte, somente a praia de Viana, em Ilhabela, recebeu essa classificação. Nas praias de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião, por exemplo, não há restrições para os banhistas.

Das 12 praias de Praia Grande, cinco foram classificadas como impróprias: Vila Mirim, Maracanã, Vila Caiçara, Flórida e Jardim Solemar. Já as praias de Canto Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupy, Ocian e Real estão próprias para mergulhos, de acordo com a Cetesb.

O município de São Vicente, também na Baixada Santista, tem três praias impróprias para banho e é o segundo município do litoral sul entre as orlas mais poluídas. Estão impróprias as praias de Milionários, Gonzaguinha e Prainha. Já as praias da Divisa, Itararé – posto 2 e da Ilha Porchat estão liberadas.

Em Mongaguá, as praias de Vera Cruz e Santa Eugênia também estão impróprias. Estão liberadas Vila São Paulo (Itapõa), Central, Itaóca e Agenor de Campos.

No Guarujá, a praia do Perequê é a única imprópria para o banho e, em Ilhabela, no litoral sul, a praia de Itaguaçu também não é recomendada para mergulhos.

O litoral de São Paulo tem 168 praias, 83 no litoral sul e 85 ao norte.