Topo

Choque térmico pode ter matado 40 mil peixes em barragem no sertão do Piauí

Choque térmico pode ter matado 40 mil peixes em barragem no sertão do Piauí - Associação Piauiense de Municípios / Divulgação
Choque térmico pode ter matado 40 mil peixes em barragem no sertão do Piauí Imagem: Associação Piauiense de Municípios / Divulgação

Do UOL, em Maceió

02/05/2014 13h05

Cerca de 40 mil tilápias morreram nesta quinta-feira (1º), em São Julião (a 391 km de Teresina), em tanques de uma barragem no sertão piauense. A principal suspeita é que os peixes tenham sofrido com um choque térmico.

Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a temperatura caiu de forma brusca nos últimos dias no sertão piauense e chegou a 19ºC, contrastando com o calor do recém-acabado verão sertanejo.

Prejuízo

Segundo a Associação de Produtores de Peixes de Piaus, com as mortes dos peixes, 20 famílias perderam sua principal fonte de renda. O prejuízo estimado é de R$ 125 mil.

Os peixes estavam 47 tanques no criadouro. “Eles se alimentaram ontem [quarta-feira] normalmente, quando viemos verificar como estavam hoje pela manhã, todos estavam mortos para a surpresa das famílias associadas”, disse o presidente da associação, Pedro Gomes.

A atividade de criação de peixes ocorre há pouco mais de quatro meses no local, quando foi concluída a construção de uma das maiores barragens do Estado.

Após incentivo dos governos ao projeto, agricultores, autônomos e trabalhadores da indústria deixaram suas atividades, inclusive de outros Estados. Muitos desses produtores investiram todas economias e agora não têm como se manter.

Segundo a associação, a empresa que presta apoio técnico ao projeto já foi comunicada e deve mandar técnicos nos próximos dias para analisar a possibilidade de um novo incentivo governamental para que a atividade não fique paralisada. Além disso, serão estudadas possibilidades de reduzir os riscos da criação.