Topo

Temperatura global aumentará 1°C em 2015 em comparação a era pré-industrial

Rio de Janeiro tem registrado recordes de temperatura ano após ano - Wilton Júnior/ Estadão Conteúdo
Rio de Janeiro tem registrado recordes de temperatura ano após ano Imagem: Wilton Júnior/ Estadão Conteúdo

Em Londres

09/11/2015 18h08Atualizada em 09/11/2015 19h45

Pela primeira vez, a temperatura média mundial na superfície da Terra será, em 2015, um grau centígrado superior aos níveis pré-industriais, anunciou nesta segunda-feira (09) a agência meteorológica britânica Met Office. Os ambientalistas lutam para que a temperatura não aumente 2ºC até 2100. Seguindo a tendência atual, a temperatura subirá 4ºC.  

"Está claro que a influência humana está levando o clima moderno a territórios desconhecidos", afirmou Stephen Belcher, do Met Office. 

Concretamente, o aumento da temperatura será 1,02ºC em relação ao período de 1850-1900, segundo uma projeção com base em dados coletados entre janeiro e setembro pelo programa HadCRUT, operado conjuntamente pelo Met Office e a Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia. 

Belcher negou que o aumento tenha a ver com o El Niño, o fenômeno periódico em que ocorre o aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial, que tem um impacto global: "Tivemos eventos naturais semelhantes no passado, e ainda este ano será a primeira vez em que a barreira do 1 será superada".

Desde a Revolução Industrial, até hoje a temperatura do planeta já tinha aumentado 0,8ºC, gerado pelo gás procedente principalmente das energias fósseis.

As primeiras indicações apontam que 2016 será igualmente quente, mas isso não significa que o aumento será repetido nos anos seguintes.

"Este ano é um marco importante, mas isso não significa que a cada ano a partir de agora haverá um aumento de um grau ou mais acima dos níveis pré-industriais, porque as variações naturais de temperatura continuarão a influenciar", disse Peter Stott, chefe de monitoramento do clima do Met Office.

A notícia vem três semanas antes da Conferência do Clima de de Paris (COP21), que tem o objetivo de fechar um acordo global para limitar o aumento da temperatura média global a dois graus Celsius, que o Met Office ainda acredita ser possível.

O Met Office alertou para o impacto do aumento das temperaturas no mar.

"Os aumentos no nível global do mar, causados pelo aquecimento dos oceanos e o degelo, levam mais tempo para responder às crescentes concentrações de gases de efeito estufa do que a temperatura do ar", afirma o Met Office.

"Temos visto um aumento do nível do mar médio de cerca de 20 centímetros desde os tempos pré-industriais, e isso é um terço do que você pode ver em 2100 em um mundo com um aumento de temperatura de 2º".