Topo

Dilma ganha quadro de Romero Britto que foi publicado no NYT

A presidente Dilma Rousseff recebeu do artista plástico Romero Britto, no Palácio do Planalto, a obra que fez em homenagem a ela - Fernando Bizerra Jr/EFE
A presidente Dilma Rousseff recebeu do artista plástico Romero Britto, no Palácio do Planalto, a obra que fez em homenagem a ela Imagem: Fernando Bizerra Jr/EFE

Camila Campanerut<BR>Do UOL Notícias <BR>Em Brasília

14/02/2011 17h15Atualizada em 14/02/2011 17h18

A presidente da República, Dilma Rousseff, recebeu nesta segunda-feira (14) um retrato de presente do artista plástico Romero Britto, que a homenageou em um anúncio no jornal norte-americano “The New York Times” no final do mês passado.

A audiência entre o artista e a presidente, marcada para esta tarde, teve a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Na ocasião, Britto pode entregar o quadro de 1m por 1,5m à presidente, no qual aparece o rosto de Dilma com cores fortes e um coração verde em uma das bochechas –detalhe semelhante ao que ele fez em uma homenagem à cantora pop norte-americana Madonna. 

“Eu queria fazer uma homenagem para ela, e para todo o Brasil. Então, eu mostrei ao ‘The New York Times’ uma grande homenagem à Dilma e todas as mulheres da América do Sul. Eu fiquei muito feliz que ela disse que gosta do meu trabalho e ficou contente com o retrato”, disse o artista ao sair do Palácio do Planalto. 

De acordo com a ministra, a presidente falou que irá procurar um local “especial” para pendurar o presente. “A nossa presidente conheceu o seu trabalho [de Britto] no hospital da mulher no Rio de Janeiro [em março do ano passado] e ficou encantada”, confirmou a ministra.  

Para o anúncio no NYT, o artista pernambucano, que mora há 25 anos fora do país, gastou cerca de R$ 33,5 mil ou US$ 20 mil. Segundo ele, o objetivo do anúncio foi  “apresentar a versão dele de Dilma” ao público americano.

Dilma não foi a única petista presenteada pelo artista. Em seu aniversário de 63 anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um quadro de Britto com imagens da cidade de São Paulo, em referência ao então aniversário de 450 anos da cidade.