Topo

Sonho da presidência está adormecido pelo menos até 2016, diz Serra

Do UOL, em São Paulo

29/02/2012 17h30Atualizada em 29/02/2012 20h23

Em sua primeira entrevista após anunciar a pré-candidatura a capital paulista, o ex-governador Jose Serra (PSDB) afirmou que, caso seja eleito prefeito, ficará no cargo ate o final do mandato, em 2016, e admitiu que o sonho de presidente não acabou, mas está “adormecido”.

“Pelo menos ate 2016 (o sonho da presidência) está adormecido, porque não vou ser candidato em 2014”, afirmou. Com relação às eleições de 2018, Serra diz que dependerá de como será seu desempenho como prefeito, caso seja eleito. “Tem que ir bem na prefeitura."

 


Serra afirmou que, se eleito para a prefeitura da cidade, cumprirá o mandato até o fim. “Eu vou cumprir os quatro anos. É mais que uma promessa”, afirmou. O assunto remete ao mandato de Serra na prefeitura paulistana iniciado em 2005. Durante a campanha, Serra assinou um compromisso de que não renunciaria ao cargo de prefeito para ser candidato, o que ele fez 2006.

 

Durante a entrevista, Serra negou a informação divulgada nesta quarta (29), pelo blog do Josias de Souza, de que Kassab teria dito que Serra, caso venha a ser eleito, romperia com o PSDB e abandonaria os quadros da legenda.

O tucano disse não acreditar que tenha entrado tardiamente na disputa para concorrer a prefeito. "Fevereiro eu acho que é até cedo. O (presidente da França e candidato à reeleição Nicolas) Sarkozy anunciou a candidatura dele a dois meses da eleição. No Brasil é que se adianta demais. Tem muito tempo pela frente ainda”, disse Serra. “E eu não deixei desenvolver nenhuma agonia. Foi uma semana de rumores e pronto.”

Serra teve de responder a questões sobre críticas recebidas por parte de alguns partidários por conta da sua entrada na disputa e o consequente adiamento das prévias. Para Serra, não há um “racha” entre os tucanos.


Tiririca e a imprensa

O pré-candidato também foi questionado sobre a possível entrada do deputado federal Tiririca (PR-SP) na disputa pela prefeitura, pelo PR. “Eu não estou sabendo do Tiririca”, disse Serra. “Eu não tenho nada a opinar a respeito do Tiririca, de ele ser candidato ou não. Não sei o que o PR vai fazer”.

Ainda em sua resposta, o ex-governador acrescentou: “tenho lido menos a imprensa, para estar bem-humorado”. “Quando tem alguma coisa importante, alguém acaba te falando.”

 

Prévias tucanas

Ontem (dia 28), a executiva municipal do PSDB decidiu adiar as prévias para escolher o próximo candidato à Prefeitura de São Paulo, anteriormente marcada para o domingo (4). Agora, a consulta interna foi remarcada para 25 de março. Além de Serra, participarão os também pré-candidatos José Aníbal e Ricardo Trípoli.