Pré-candidatos tucanos à Prefeitura de SP criticam adiamento das prévias após entrada de Serra
José Aníbal e Ricardo Trípoli, pré-candidatos a prefeito de São Paulo pelo PSDB, criticaram em suas contas no Twitter o adiamento das prévias que vão definir o candidato do partido na eleição municipal deste ano.
Ontem (28), após mais de três horas de reunião, a executiva municipal do PSDB decidiu, por 14 votos a quatro, adiar as prévias para 25 de março –a votação estava marcada para o próximo dia 4. A mudança ocorreu depois que o ex-governador de São Paulo José Serra oficializou sua intenção de participar da disputa interna –a pré-candidatura do ex-governador foi aceita pela executiva por unanimidade.
Twitter de José Aníbal
Logo após a reunião, o pré-candidato José Aníbal chamou o adiamento de “lástima”. “Até aqui o processo de prévias teve deliberações convergentes e transparentes. Com a entrada do novo candidato começou a mudar. Lástima!”. Depois, deixou clara mais uma vez sua insatisfação, dizendo que não via necessidade para o adiamento. “Porque a necessidade de mais três semanas? Para que? O novo candidato é bem conhecido, não carece de tanto tempo para falar com os militantes.”
O pré-candidato Ricardo Trípoli, por sua vez, disse “fui voto vencido, as prévias foram para o dia 25/03”. Ele comentou que votou para que as prévias fossem mantidas no dia 4, conforme "a vontade da militância".
Twiiter de Ricardo Trípoli
O argumento dos favoráveis ao adiamento é que Serra precisa de tempo para se aproximar da militância tucana antes das prévias. Todos os filiados ativos do PSDB na capital estão aptos a votar nas prévias. Nesta quarta-feira (29), Serra concederá entrevista coletiva à imprensa, a primeira desde que anunciou pelo Twitter, na segunda-feira (28), sua pré-candidatura.
Serra na disputa
Antes da reunião, Serra entregou uma carta manifestando seu desejo de disputar as prévias. “Eu vim aqui para entregar à executiva municipal a carta pedindo minha inscrição nas prévias desse ano”, disse Serra durante o anúncio. O evento foi marcado pelo atraso do ex-governador, pela ausência dos também pré-candidatos Aníbal e Trípoli e por muito tumulto.
A cerimônia foi realizada no diretório municipal do PSDB – um escritório pequeno no edifício Joelma, no centro da capital paulista –, e estava marcada para começar às 16h. Serra chegou ao local por volta das 17h30. “Estava muito trânsito. Pra vocês terem ideia, demorei, de casa até aqui, 1h05”, justificou Serra, que mora no Alto de Pinheiros, zona oeste da capital.
Derrotado por duas vezes em eleições para Presidente, Serra procurou valorizar a capital paulista para justificar sua intenção de ser prefeito. “São Paulo é a minha cidade, a cidade mais brasileira do país. E também a mais internacional. Se a direção do partido acolher esse pedido, quero que saibam que eu saberei disputar essa eleição interna e a municipal”.
Durante o anúncio, o ex-governador leu a carta que encaminhou à executiva municipal da legenda. Depois, reuniu-se a portas fechadas com os dirigentes do partido, mas não quis falar com a imprensa. Uma entrevista coletiva deve ser concedida nesta quarta-feira (29).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.