Topo

Em meio a eleições, PSDB elogia atuação do STF no julgamento do mensalão

José Serra (à esq.), candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, tem usado o mensalão na campanha - Juliana Knobel/Frame/Estadão Conteúdo
José Serra (à esq.), candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, tem usado o mensalão na campanha Imagem: Juliana Knobel/Frame/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília

11/10/2012 16h33Atualizada em 11/10/2012 16h37

Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (11), o PSDB elogiou a atuação dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão, maior escândalo de corrupção do primeiro mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

“No caso do “mensalão”, a decisão soberana do STF (...)fortalece a confiança na igualdade de todos perante a lei”, diz a nota, assinada pelo presidente em exercício da legenda, Alberto Goldman. “Nesse julgamento as instituições democráticas estão sendo fortalecidas’, afirma a nota.

O julgamento do mensalão tem sido usado pelos tucanos para criticar os petistas na disputa pelas eleições de várias prefeituras do Brasil. Em São Paulo, em seu primeiro ato de campanha após o resultado do primeiro turno, o candidato do PSDB José Serra voltou a citar o julgamento do mensalão. Durante visita à Vila Formosa (zona leste) nesta segunda-feira (8), o tucano disse que o PT está usando a disputa na cidade pra "abafar o mensalão".

No domingo, logo após a apuração dos resultados, Serra já havia feito referência ao mensalão durante discurso após a confirmação de que iria para o segundo turno da disputa. 

Leia abaixo a íntegra do documento:

PSDB elogia fortalecimento das instituições democráticas

A democracia no Brasil vai bem. Bem melhor na medida em que as instituições cumprem com independência seu papel. No caso do “mensalão”, a decisão soberana do STF – composto, na ampla maioria, por ministros nomeados pelos governantes petistas, como não é demais lembrar - fortalece a confiança na igualdade de todos perante a lei.

Nesse julgamento as instituições democráticas estão sendo fortalecidas. A ameaça a elas foi “representada pela compra de votos no Congresso Nacional, por um projeto de poder, de inspiração patrimonialista, que significa um golpe à democracia que é a República”, conforme ressaltou o presidente do STF, ministro Ayres Britto. Ela foi vítima direta do próprio escândalo e tem sido vítima da campanha de desinformação do PT para negar sua responsabilidade por ele.  Qual seria o futuro de uma democracia onde o partido governante pudesse impunemente desviar dinheiro público para comprar a maioria do Congresso Nacional? Ao contrário do que afirma o partido governante em nota oficial, o Ministério Público, o Supremo Tribunal Federal e os principais veículos de comunicação estão contribuindo para que o país supere esse grave desvio ético-político e para que o povo mantenha a sua confiança na democracia.

Teorias conspiratórias têm péssimos antecedentes. Sejam inspiradas por fanatismo ideológico, sectarismo partidário ou esperteza eleitoral, que sempre envenenam o ambiente político e corroem as instituições democráticas. Com respeito a essas instituições temos um terreno comum no qual podemos divergir.  Se a direção do PT resolve declarar guerra a esse valor fundamental - o respeito a essas instituições - enterrando o que há de bom na sua história para esconder seus delitos, a oposição só pode lamentar, mas vai defendê-las a qualquer custo.

Alberto Goldman
Presidente em exercício da Executiva Nacional do PSDB