Topo

Dilma fala em força da coalizão com PR em posse do novo ministro dos Transportes

Do UOL, em São Paulo

03/04/2013 10h47Atualizada em 03/04/2013 11h45

No discurso de posse do novo ministro dos Transportes nesta quarta-feira (3), a presidente Dilma Rousseff ressaltou a experiência técnica e política de César Borges, então vice-presidente do Banco do Brasil, escolhido pelo PR para o ministério. Borges substitui Paulo Sérgio Passos no cargo.

Em posse, Dilma diz que Borges consolida PR na coalizão

“Eu creio que o César Borges traz ao ministério uma sólida formação técnica como engenheiro, junto com a sua experiência como administrador do BB, quanto na esfera de homem público como governador, e essa experiência para nós é muito rica. Além disso, o César Borges consolida a participação do Partido da República na nossa coalizão de governo, o que para nós é muito importante, e o faz de forma extremamente qualificada.”
 
 
Filiado ao PR, César Borges foi anunciado pelo Palácio do Planalto na última segunda-feira com o objetivo de atrair novamente a legenda para a base aliada, da qual o PR estava afastado desde a saída do senador Alfredo Nascimento, que deixou o cargo em julho de 2011 após denúncias de irregularidades na pasta. Embora filiado ao PR, Passos sempre foi contestado por uma ala do partido.
 

Trocas na Esplanada

  • Arte/UOL

    Clique na imagem para ver todas as trocas de ministros do governo Dilma desde 2011

“O PR é um partido que está com nós desde o dia em que o grande brasileiro José Alencar concorreu a vice-presidência da República em dobradinha com o ex-presidente Lula. O que nos levou a vitória nas três eleições que se seguiram”, afirmou a presidente.
 
Dilma também agradeceu ao ex-ministro Paulo Sérgio Passos por sua “dedicação, competência e seriedade”, a quem teve importante papel nos avanços do ministério na área de infraestrutura e transportes do país.
 
Dilma também afirmou que pretende indicar ao Senado o nome de Paulo Sérgio Passos para a diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
 
Perfil
 
Nascido em Salvador, César Borges já foi deputado estadual (1987-1995), vice-governador da Bahia (1995-1998), governador (1998-2002) e senador (2003-2011).
 
Até 2007, era filiado ao então PFL do governador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), de quem era afilhado político.
 
Na eleição de 2010, tentou se reeleger senador, mas ficou em terceiro lugar.
 
Borges é engenheiro formado pela Universidade Federal da Bahia.