Topo

Lula diz que não criticou Dilma "nem em público, nem em privado"

Do UOL, em São Paulo

28/06/2013 12h40

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em um comunicado publicado nesta sexta-feira (28), que não fez qualquer crítica "nem em público, nem em privado à atuação da presidenta Dilma Rousseff nos recentes episódios [de protestos em todo o país]".

Na edição desta sexta, reportagem publicada no jornal "Folha de S.Paulo" afirma que o ex-presidente reclamou com petistas da estratégia do atual governo para dar uma resposta à onda de protestos pelo país e chamou a articulação de "barbeiragem".

Na nota publicada nesta sexta em sua página no Facebook, Lula elogia Dilma e diz que a presidente "vem liderando o governo e o país com grande competência e firmeza, ouvindo a voz das ruas, construindo soluções e abrindo caminhos para que o Brasil avance, nossa democracia se fortaleça e o processo de inclusão social se consolide."

Sobre a proposta de plebiscito para discutir a reforma política, o ex-presidente disse que Dilma teve "sensibilidade" e que a iniciativa teve o mérito de romper o impasse em uma questão que entra e sai da agenda nacional há décadas.

Manifestantes saem às ruas em protestos pelo Brasil
Manifestantes saem às ruas em protestos pelo Brasil
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','29229+AND+52727+AND+72337', '')

"Ouvindo o povo, nosso sistema político poderá se renovar e aperfeiçoar. É o que se espera dele", afirmou.

  • 9844
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/06/27/qual-a-melhor-maneira-de-fazer-a-reforma-politica-no-brasil.js

Segundo a "Folha", Lula teria criticado a decisão de consultar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), antes de a presidente apresentar a proposta a governistas como o vice-presidente Michel Temer (PMDB).Lula também teria ressalvas sobre a atuação dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Aloizio Mercadante (Educação)".

O jornalista Josias de Souza, blogueiro do UOL, também publicou que Lula teria recebido mal a notícia de que Dilma enviara o ministro Cardozo em missão de paz junto a FHC.

De acordo com fontes ouvidas pelo jornal "O Estado de S.Paulo", Lula teria dito em uma reunião na última terça-feira (25), com representantes de movimentos sociais aliados do governo, que a organização de manifestações pela internet seria valiosa para aprovar a reforma política e que estaria empenhado em testar as redes sociais para fomentar mobilizações políticas.

Lula viaja nesta sexta-feira para a África. No sábado (29), ele participa de um encontro da Unaids, o programa da ONU para HIV/AIDS, em Lilongwe, capital do Malauí.

No domingo (30) e na segunda (1º), o ex-presidente estará em um evento organizado pela União Africana em Adis Abeba, na Etiópia, para discutir estratégias de combate à fome e à pobreza na África.