Topo

Após transferência ao semiaberto, Dirceu pedirá permissão para passar o dia fora da prisão

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

18/11/2013 19h44

Após a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal autorizar nesta segunda-feira (18) a transferência de José Dirceu para o regime semiaberto, o advogado José Luís Oliveira Lima, defensor do ex-ministro, pedirá permissão à Justiça para que o petista possa passar o dia fora e se recolha à prisão apenas no período noturno, conforme previsto em lei.

O ex-ministro está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Hoje, o juiz Ademar da Silva Vasconcelos determinou a ida de Dirceu, do deputado federal José Genoino (PT-SP) e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares ao Centro de Internamento e Reeducação (CIR), que fica dentro do complexo.

Segundo Oliveira Lima, a autorização será encaminhada amanhã (19) à Vara de Execuções Penais do DF. “Não é pedido, é direito”, afirmou o advogado. A defesa de Dirceu aguarda a análise de um pedido para que ele seja transferido de Brasília para São Paulo.

O petista mora em Vinhedo, no interior de São Paulo, e é dono de uma consultoria. A lei permite que o detido no regime semiaberto deixe a prisão durante o dia para trabalhar ou estudar.

A reportagem não conseguiu localizar os advogados de Genoino e Delúbio para saber se ambos também farão pedido semelhante.