Topo

Defesa de Genoino quer acelerar processo de aposentadoria por invalidez na Câmara

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

21/11/2013 11h29Atualizada em 21/11/2013 11h37

A defesa do deputado licenciado José Genoino (PT-SP) apresentou uma manifestação à Câmara dos Deputados para acelerar a análise do seu pedido de aposentadoria por invalidez, informou o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) nesta quinta-feira (21).

Segundo Alves, a defesa entregou ontem o laudo produzido pelo IML (Instituto Médico Legal) nesta semana, que atesta a gravidade do estado de saúde de Genoino, que sofre de problemas cardíacos.

Diante do pedido, a Câmara irá pedir ao juiz da Vara de Execuções Penais, Ademar Silva Vasconcelos, que permita que uma junta médica possa reavaliar Genoino, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda desde o final de semana.

“Ontem à noite eu recebi uma manifestação do deputado Genoino anexando o parecer do IML pedindo a aceleração nesse processo. Diante disso, nós estamos pedindo hoje ao juiz que permita que a junta médica possa fazer essa reavaliação. Tem que aguardar esse procedimento”, afirmou Alves, ressaltando que se trata de “uma questão humanitária”..

Antes de ser preso, Genoino já estava de licença da Câmara por 120 dias quando deu entrada no pedido de aposentadoria. A previsão é que ele fosse avaliado por essa junta médica somente ao final da licença, no dia 6 de janeiro.

"É muito sério, muito grave, declarar uma pessoa inválida para o resto da vida, isso exige muita responsabilidade", afirmou Alves.

Adiar decisão de cassação não é "má vontade", diz presidente da Câmara