Topo

Na posse de Berzoini, Dilma diz que aliados sabem evitar "motivação eleitoral"

Do UOL, em Brasília

01/04/2014 12h08Atualizada em 03/04/2014 16h55

Na cerimônia de posse do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) na Secretaria de Relações Institucionais no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff elogiou o deputado. "Berzoini compreende perfeitamente as características do nosso presidencialismo, marcado pela coalizão entre correntes distintas, mas que sabem se unir quando o interesse maior de nosso povo está em questão." 

Ainda segundo a presidente, "nossos aliados saberão agir para impedir que motivações meramente eleitorais acabem por atroplear a clareza e esconder a verdade na busca de respostas e soluções para os grandes problemas nacionais".

Dilma troca 13 de 39 ministros em 2014

Conheça os novos ocupantes e a distribuição de cargos por partido no último ano de mandato da presidente

PMDB perde força

Dilma vem enfrentando dificuldades na relação com sua base aliada, principalmente em relação ao PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer. O partido chegou a votar contra o governo em diversas ocasiões.

A ida de Berzoini para a SRI no lugar de Ideli atende ainda à insatisfação dos próprios deputados do PT, que reclamavam do diálogo com a ministra Ideli Salvatti, deslocada agora para a Secretaria de Direitos Humanos.