Topo

Pré-candidato ao Senado em Roraima é multado por propaganda antecipada

Post publicado por Telmário Mota (PDT-RR) no Facebook - Reprodução
Post publicado por Telmário Mota (PDT-RR) no Facebook Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/04/2014 21h43

O pleno do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima) reafirmou, de forma unânime, decisão da juíza eleitoral Terezinha Muniz e manteve a aplicação de multa a Telmário Mota, pré-candidato ao Senado pelo PDT. A sessão foi realizada no último dia 9.

Telmário foi multado em R$ 5.000 por suposta prática de propaganda eleitoral antecipada. A ação foi movida pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A lei determina que a campanha eleitoral só pode ser feita a partir de 6 de junho deste ano.

Segundo o MPE, a propaganda antecipada foi feita com carros de som, cartazes, DVDs e publicações em redes sociais da internet. “O Ministério Público apresentou provas claras, com fotos e filmagens que mostram o carro de som, o número e nome do partido e, portanto, comprovando a propaganda eleitoral antecipada por parte do representado”, disse o desembargador Mauro Campello.

Pedetista critica TRE

Em sua página no Facebook, na qual se declara “A Máquina do Trabalho”, o pré-candidato criticou a decisão do TRE e argumentou que o órgão “tem dois pesos e duas medidas”, já que, segundo ele, outros pré-candidatos estão fazendo propaganda antecipada em Roraima e não foram punidos.

“O TRE de Roraima é igual à raposa (...) o TRE muda seus membros, mas não muda de costume, tem dois pesos e duas medidas. Condena os pobres e beneficia os ricos. Será que fui multado porque sou filho de uma empregada doméstica e vivo do meu suor, na produção da agricultura familiar? Ou será se fui multado porque utilizo esse instrumento de som (o único que disponibilizo) para gritar a dor dos humilhados, excluídos e necessitados?”, questionou Telmário.

Após atacar o TRE, o pré-candidato publicou, no dia 14 de abril, fotos no Facebook de uma assembleia realizada por professores indígenas em que o nome dele ao Senado teria sido aprovado pelos presentes. O pedetista escreveu: “estou muito feliz com a aprovação do meu nome na Assembléia Geral dos professores indígenas para disputar o senado. Obrigado, obrigado, obrigado, muito obrigado a todos. Meu coração é só festa e alegria.”

Telmário foi candidato a prefeito de Boa Vista em 2012 e terminou em terceiro lugar, com 21% dos votos, atrás de Teresa Surita (PMDB) --eleita no primeiro turno, com 39,3%-- e Mecias de Jesus (PRB), que obteve 29% do eleitorado. O pedetista disputou uma vaga no Senado em 2010, mas também não se elegeu.

A reportagem telefonou para a residência de Mota em Boa Vista, mas ninguém atendeu.