Topo

Renan anuncia os primeiros membros da CPI da Petrobras do Senado

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

06/05/2014 18h49

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou em plenário os primeiros nomes dos membros da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras que será instalada na Casa. A CPI do Senado terá 13 membros.

Serão titulares do colegiado: João Alberto Souza (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Ciro Nogueira (PP-PI), José Pimentel (PT-CE), Aníbal Diniz (PT-AC), Humberto Costa (PT-PE), Acir Gurgacz (PDT-RO), Antonio Carlos Rodrigues  (PR-SP) e Gim Argelo (PTB-DF).

Líderes da oposição não apresentaram seus nomes para pressionar a instalação da CPI mista, quando participam senadores e deputados.

“O governo antes não queria a CPI do Senado nem a mista, agora quer a mista e a do Senado. Quer tudo para esvaziar a investigação. Nós não indicaremos membros. É uma escolha política do PSDB [para seja instalada a mista]”, defendeu o senador Aloysio Nunes , líder tucano na Casa.

Amanhã (7) se encerra o prazo dado pelo presidente do Senado para que as lideranças partidárias indiquem os integrantes. Caso não sejam recebidos todos os nomes, cabe a Renan indicar os membros que faltam. 

Após a indicação dos membros, a Mesa Diretora do Senado pode marcar o início dos trabalhos da CPI. No entanto, como algumas lideranças não apresentaram os nomes a CPI do Senado não está oficialmente instalada.

Mais cedo, em nota, o presidente do Congresso e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou sessão do Congresso para amanhã (7) para solicitar aos líderes da base do governo e da oposição que indiquem os membros da CPMI. 

O Planalto tenta evitar a comissão mista por avaliar que uma CPI só de senadores é mais fácil de controlar.