Topo

PSDB faz intervenção em Americana (SP) após cassação de prefeito

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana

10/06/2014 15h14Atualizada em 10/06/2014 15h16

A Executiva Estadual do PSDB de São Paulo determinou, na segunda-feira (9), intervenção no diretório do partido em Americana, comandado pelo prefeito cassado da cidade, Diego De Nadai (PSDB). Uma comissão interina, presidida pelo deputado federal Vanderlei Macris, vai comandar os tucanos locais por 180 dias. O período pode ser prorrogado se necessário. Não há discussão para eventual expulsão do ex-prefeito do partido.

De Nadai está afastado do cargo desde a semana passada, mas quem comandava o diretório eram pessoas de seu grupo político. Com a decisão da Executiva estadual, esse grupo sofreu uma derrota importante, já que é o diretório local que escolhe o candidato para a eleição que irá determinar o sucessor de Diego no comando da cidade, em data a ser definida pela Justiça Eleitoral.

A intenção de Diego era lançar um candidato de seu grupo político, fazendo alianças com outros partidos. Agora, a definição do candidato está nas mãos de Macris, que pode, inclusive, ser ele mesmo o candidato.

De acordo com Macris, porém, o momento é de reconstrução partidária. "É um recomeço para o PSDB de Americana. Vamos virar esta página. Nosso intuito é de chamar novamente ao partido aqueles militantes que se afastaram e buscar o fortalecimento para as eleições", disse.

Cassado no dia 29 de maio por fazer caixa dois na campanha de 2012, mas confirmado como secretário de Governo da nova administração da cidade, a ser comandada pelo presidente da Câmara, Paulo Chocolate (PSC), De Nadai classificou a medida como “política” e afirmou que Macris “não terá o apoio de nenhum membro do PSDB” de Americana.

A assessoria do prefeito cassado – que ainda segue no cargo à espera de notificação da Justiça Eleitoral – informou ainda que o próprio Diego pediu afastamento.

Racha

Macris e Diego são rivais no PSDB de Americana e brigam há pelo menos dois anos pelo comando do partido na cidade. Em março do ano passado, Macris e o filho, o deputado estadual Cauê Macris, que também é vice-presidente do PSDB paulista, divulgaram uma carta aberta onde se desligavam do diretório de Americana do partido. Eles alegaram falta de comunicação com De Nadai.

Em novembro, ambos pediram à Executiva Estadual do partido a intervenção no diretório municipal. A alegação foi de que o partido perdeu vereadores, que foram autorizados por Diego a deixar a legenda, e que De Nadai tratava o partido como uma extensão de seu governo.