Topo

Segurança é prioridade para internautas do UOL em 25 Estados e no DF

Do UOL, em São Paulo

01/07/2014 07h00

Pelo terceiro mês seguido, os internautas do UOL escolheram a segurança pública como tema que eles desejam que melhore em suas vidas. As respostas foram dadas ao longo de junho em enquetes online disponíveis em páginas do portal.

As enquetes foram divididas por unidades da federação e continham a pergunta "Hoje, o que você mais deseja que melhore em sua vida e que não depende só de você?". Sete temas foram escolhidos para medir essa expectativa: atendimento de saúde, salário, moradia, qualidade do ensino, mercado de trabalho, custo de vida e segurança pública.

No mês de junho, a segurança pública ficou em primeiro lugar em 25 Estados e no Distrito Federal. A exceção aconteceu entre os internautas de Tocantins, que demonstraram uma preocupação maior com o atendimento de saúde – a segurança ficou em segundo lugar.

Nas 26 unidades em que a segurança apareceu no topo, a preocupação com o atendimento de saúde ficou em segundo lugar em 22. Duas das exceções são a Paraíba e o Espírito Santo, onde a moradia é o segundo tema mais votado.

No Distrito Federal e em São Paulo, o tema que surge em segundo lugar é a qualidade do ensino.

Junho foi o mês em que a segurança mais preocupou os internautas. Em maio, o tema foi escolhido como prioridade em 24 unidades da federação. As exceções eram Sergipe e Amapá, onde o desejo de melhora no atendimento de saúde liderava, e o Tocantins, com o mercado de trabalho aparecendo à frente.

Em abril, mês inaugural das enquetes, a segurança ficou no topo da lista em 21 unidades da federação.

Ao final de cada mês, os percentuais de votação de cada resposta serão "congelados" e uma nova votação será aberta para o mês seguinte. O objetivo é, ao longo do ano, verificar as variações na expectativa dos internautas de cada uma das unidades federativas do Brasil, em uma ferramenta apelidada de "Esperançômetro".

Escolha seu Estado abaixo e participe!