Topo

"Viúvas da ditadura" são o mico político do ano, segundo blogueiros do UOL

Do UOL, em São Paulo

23/12/2014 06h01

Passeatas pedindo ditadura militar. Previsões políticas furadas. Escândalos e mais escândalos de corrupção. Mudanças frustradas nas urnas. Os micos de 2014 foram muitos, e os três blogueiros de política do UOL escolheram os três micos do ano no Brasil.

As passeatas pedindo ditadura militar e impeachment da recém-reeleita Dilma Rousseff foram escolhidas por Josias de Souza e Mário Magalhães. "Essas viúvas do golpe são um verdadeiro 7 a 1. Esse pessoal intolerante não cansa do chororô e de desqualificar o eleitorado brasileiro", opina Magalhães.

Para Josias, o asfalto que pedia mudanças em 2013 agora tem "uns gatos pingados pedindo impeachment e ditadura". Já Fernando Rodrigues apontou para a derrota eleitoral do tucano Aécio Neves em sua terra natal, Minas Gerais. "Ele perdeu nos dois turnos por lá. Mico maior foi divulgar uma pesquisa falsa que mostrava ele na frente da Dilma", afirmou Rodrigues.

Magalhães afirma que os comentaristas que apostaram que Aécio não chegaria ao segundo turno levaram um "7 a 1" da realidade. "Muitos comentaristas acharam que ele estava enterrado. Mas o Aécio surpreendeu essa gente, como um defunto que acorda no meio do velório", brincou o blogueiro.

Magalhães escolheu também o empobrecimento de ex-bilionário Eike Batista como outro mico do 2014.Por seu lado, Rodrigues pinçou a derrota de Alexandre Padilha na campanha para governador de São Paulo. "O terceiro poste de Lula não funcionou. Foi a maior derrota do PT no Estado", afirmou o blogueiro.

Segundo Josias, há tantos escândalos de corrupção que a palavra governabilidade virou mais que um mico: é uma palavra "King Kong". "Quem ainda defende a governabilidade ou é cínico ou é bobo", diz o comentarista.