Topo

Só 12% veem governo Dilma bom ou ótimo; no mesmo período, Lula tinha 49%, e FHC, 22%

Apenas 12% aprovam o governo Dilma; Lula tinha 49% - Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Apenas 12% aprovam o governo Dilma; Lula tinha 49% Imagem: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

01/04/2015 12h59

O governo da presidente Dilma Rousseff apresentou o pior índice de popularidade para o primeiro trimestre de um segundo mandato se comparado com o mesmo período dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Pesquisa Ibope divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta quarta-feira (1º) aponta que apenas 12% dos entrevistados consideram seu governo “ótimo” ou “bom”. Lula tinha 49%, e FHC, 22%.

A pesquisa divulgada hoje foi realizada entre os dias 21 e 25 de março com 2.002 pessoas em 142 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dilma tinha 40% de aprovação no levantamento anterior, feito em dezembro de 2014. Essa queda em sua popularidade foi registrada dias após centenas de milhares de pessoas protestarem na ruas em todo o país. O governo também está desgastado com os escândalos de corrupção da Petrobras, a piora nos índices econômicos do país e as negociações para um ajuste fiscal.

“Esse número baixo pode estar sendo inflacionado pelas manifestações”, afirmou o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca. “Não me surpreenderia se os índices positivos apresentassem uma melhora na próxima pesquisa de junho.”

Fonseca explica que, após as manifestações de junho de 2013, os índices de aprovação de Dilma também apresentaram queda. Ele afirma que a piora dos índices econômicos de emprego ajudam a explicar a queda da popularidade da presidente.

Dilma também apresenta pior índice de avaliação da maneira de governar que seus antecessores, com 19% de aprovação. Lula apresentava 65%, e FHC, 35%. Os números se referem ao mesmo período dos respectivos mandatos.

A avaliação pessoal da presidente é mais um índice que se apresenta com o pior na série histórica. Atualmente, 24% dos entrevistados pelo Ibope afirmam confiar em Dilma. No começo do segundo mandato, Lula tinha 62% de confiança do eleitorado, e FHC, 40%.

Ainda em relação à confiança, os índices de Dilma apresentam um curiosa inversão na comparação entre o começo do primeiro e do segundo mandato. A presidente iniciou os primeiros quatro anos com 74% de entrevistados que afirmavam que confiavam na petista. Já na pesquisa atual, 74% afirmam não confiar nela.

Para o gerente da CNI, responsável pelo levantamento, o alto índice de confiança de Dilma no primeiro mandato se deve à popularidade alta de Lula ao deixar o governo.