Topo

'Excesso de informação' à PF 'dificulta' busca por prefeita foragida no MA

Lidiane Leite, prefeita de Bom Jardim, que está foragida - Arquivo pessoal/Facebook
Lidiane Leite, prefeita de Bom Jardim, que está foragida Imagem: Arquivo pessoal/Facebook

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

03/09/2015 06h00

Quinze dias após o início da Operação Éden, a Polícia Federal ainda procura a prefeita de Bom Jardim (275 km de São Luís), Lidiane Leite (sem partido). Foragida desde o dia 20 de agosto, os investigadores têm várias informações sobre o paradeiro da prefeita, que ficou conhecida por publicar fotos mostrando uma vida de luxo, enquanto escolas do município dispensavam os alunos mais cedo por falta de merenda escolar. O nome dela já está no sistema de procurados da PF.

“Fizemos ações mais de uma vez. O problema não é a falta de informação, é o excesso! Todo mundo quer colaborar. Tem gente que liga e diz que viu uma loura, outro viu uma pessoa parecida. É muita informação para a gente levantar, mas ela vai ser presa, só não sei precisa quando, mas acredito que está próximo”, contou o delegado regional de combate ao crime organizado da PF no Maranhão, Fabrizio Garbi.

Segundo ele, uma das pistas levou os policiais até uma fazenda, com apoio de um helicóptero, mas não houve resultados. “Conseguimos achar e prender gente mais difícil e perigosa do que ela, criminosos internacionais. Lidiane está reclusa ao extremo, não usa mais celular, não acessa a internet. Há notícias de que estaria com problemas psicológicos”, disse.

O delegado afirma que a prefeita está contando com ajuda de pessoas para se manter escondida durante esse tempo. “Sozinha ela não faz isso. E quem estiver dando cobertura será responsabilizado não só por ajudá-la, mas também será investigado quanto à participação na quadrilha, pois quem poderia ter interesse em esconder essa prefeita, se ela mesma alega que é inocente?” 

Uma das pessoas que poderia ajudar na busca seria o namorado de Lidiane, mas que, de acordo com Garbi, não soube informar onde estaria a prefeita. “Falei com o rapaz que diz ser o namorado dela, chamado Felipe, mas ele disse que estariam juntos há apenas dois meses. Colocou-se à disposição, informou locais onde iriam, chegamos a ir um endereço. Está cooperando”, afirmou o policial.

Afastamento

Nestes 15 dias, Lidiane teve um pedido de habeas corpus negado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). O ex-marido dela e ex-secretário de Assuntos Políticos, o fazendeiro Humberto Dantas dos Santos, o ex-secretário de Agricultura Antônio Gomes da Silva, estão presos por conta das acusações de envolvimento no esquema de desvio de verbas da educação do município.

No último dia 27, o Ministério Público do Maranhão entrou com duas ações civis públicas por atos de improbidade administrativa, com pedido de liminar, solicitando o afastamento do cargo e a indisponibilidade dos bens pessoais da prefeita.

Um dia depois, a vice-prefeita Malrinete Gralhada (PMDB) assumiu interinamente a administração municipal em cerimônia realizada no Fórum da cidade. Mesmo assim, a decisão  da 2ª Vara de Bom Jardim foi apenas para que a vice fique no cargo enquanto a prefeita estiver impedida de exercer a chefia do executivo.

Repercussão mundial

O caso da “prefeita ostentação” foi destaque esta semana em alguns dos principais veículos de comunicação do mundo, a exemplo dos sites das redes de TV americana CNN. Ambos destacaram que a prefeita era ausente do município e comandava a cidade pobre maranhense por meio do WhatsApp. Lidiane é acusada de desviar recursos destinados à merenda escolar e de reforma e construção de escolas no município.

O advogado que impetrou o pedido de habeas corpus em favor de Lidiane - mas que já deixou a defesa da prefeita -, Carlos Sérgio de Carvalho, negou qualquer desvio de verba e afirmou que ela teria recursos próprios para justificar a vida de luxo que vive.

Segundo ele, o salário de R$ 12 mil da prefeitura, os bens deixados pelo ex-marido e um "namorado rico" explicam a qualidade de vida da prefeita. Em 2012, entretanto, Lidiane declarou à Justiça Eleitoral que não possuía bens