Topo

Em 3º BO, ex de secretário do Rio diz ter sido "ameaçada constantemente"

Do UOL, no Rio

19/11/2015 13h13

Um terceiro boletim de ocorrência em nome de Alexandra Marcondes, ex-mulher do secretário de governo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Teixeira, foi registrado em agosto de 2010. A informação é da coluna "Expresso", da revista "Época".

No documento, registrado no dia 4 de agosto na 16ª DP (Barra da Tijuca), Alexandra relata que Pedro Paulo a “ameaçava constantemente. À época os dois estavam separados havia cerca de sete meses.

A vítima relata aos policiais que no dia anterior o secretário havia ido ao apartamento dela sem autorização e chutado a porta para tentar forçar a entrada, sem sucesso. No dia em que o BO foi registrado, Pedro Paulo teria voltado ao apartamento e dito que levaria a filha do casal, então com quatro anos, no Dia dos Pais, e que iria “sumir com ela”. Ele teve que ser retirados do prédio pelos seguranças. Nem Pedro Paulo nem a ex-mulher quiseram comentar a ocorrência.

O caso de violência doméstica envolvendo o secretário carioca --principal nome cotado para a sucessão à prefeitura no ano que vem-- veio à tona há pouco mais de um mês, em reportagem da revista "Veja" que relatava uma briga entre Pedro Paulo e a sua ex-mulher, em fevereiro de 2010, quando ela teria descoberto uma traição do secretário. Em depoimento à polícia, Alexandra contou que Pedro Paulo a agrediu com socos, chutes e quebrou um de seus dentes. Há um laudo do IML (Instituto Médico Legal) comprovando os ferimentos.

Mesmo quando o secretário admitiu a agressão pela primeira vez, em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", tanto o PMDB quanto o prefeito do Rio, Eduardo Paes, vieram em sua defesa.

O PMDB afirma que "não cogita outro nome para a sucessão do prefeito Eduardo Paes que não seja o do secretário Pedro Paulo". Paes, maior defensor da candidatura em 2016, também afirma que o secretário "já fez os "esclarecimentos necessários": "O secretário Pedro Paulo já fez as explicações de um assunto familiar. Deve ser muito difícil na vida pública ter que fazer explicações familiares, de assuntos de suas relações pessoais de maneira pública."

Quase um mês após a primeira reportagem sobre as agressões, veio à tona um segundo caso: em dezembro de 2008, o secretário espancou Alexandra com socos no rosto e no corpo, conforme o registro de ocorrência 6304/2008, lavrado na 43ª Delegacia de Polícia, na cidade de São Paulo.

Pedro Paulo e Alexandra então concederam uma entrevista coletiva na qual afirmavam que as agressões foram pontuais e que o secretário nunca foi um homem violento. "Quem não tem uma briga dentro de casa? Quem não tem um descontrole? Quem não exagera numa discussão? Fomos um casal como qualquer outro. Quem não passa isso? Quem às vezes não perde o seu controle? Agora não achar que isso possa ser uma coisa normal na nossa vida'', afirmou o secretário na ocasião. "Vocês transformaram a nossa vida num inferno", completou a ex agredida.