Topo

Deputados fazem guerra de cartazes dentro da Câmara

Do UOL, em São Paulo

15/04/2016 14h14

Os deputados fizeram uma guerra de cartazes durante o primeiro dia do processo de impeachment na Câmara, nessa sexta-feira (15), em Brasília.

* Acompanhe pelo link http://zip.net/bls77W (URL encurtada e segura) a sessão na Câmara que decide o impeachment
 
Deputados da oposição mostraram a inscrição "tchau, querida", em referência à forma como o ex-presidente Lula se despediu de Dilma, em telefonema gravado pela Operação Lava Jato e tornada pública com autorização do juiz Sérgio Moro, e "acabou a boquinha".

Do lado da situação, constituição rasgada com os dizeres "impeachment sem crime é golpe" e também "Cunha: Réu conduzindo uma farsa", se referindo ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Os cartazes começaram a ser mostrados logo no começo, quando José Eduardo Cardozo, advogado-geral da União, e Miguel Reale Jr, um dos autores da denúncia se pronunciaram.

Inscrições

Dois pontos de inscrição foram instalados no plenário, um para os discursos contra e outro para os pronunciamentos a favor do impeachment. Listas prévias já haviam sido feitas das duas partes, antes da abertura do plenário, por ordem de presença dos parlamentares, que começaram a chegar antes das 7 horas, em um movimento raro na Câmara para uma sexta-feira.

Disciplinados, os governistas fizeram uma longa fila para se inscreverem oficialmente. Na oposição, houve um aglomerado em torno da mesa de inscrição e por pouco não saiu confusão. "Nada de furar a fila", gritou um deputado. Logo um pequeno grupo unificou os adversários do governo ao entoar as palavras de ordem da tropa oposicionista: "Impeachment já, fora Dilma, fora PT." (com Agência Estado)