Topo

Esse conteúdo é antigo

Lira cutuca Maia: 'temos que retirar o superpoder da presidência'

Do UOL, em São Paulo

01/02/2021 20h56

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e candidato a presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) cutucou o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) dizendo ser necessário retirar o "superpoder da presidência", durante discurso realizado para parlamentares na noite de hoje.

"Temos que retirar o superpoder da presidência, como foi nos últimos anos, e devolver este superpoder ao seu único e legítimo dono, o plenário da Câmara dos Deputados", discursou, em referência ao atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, sem citá-lo nominalmente.

"Por favor, olhem para a cadeira da presidência. Por acaso ali há um trono? Não, ao lado do presidente há outras cadeiras, demais representantes da mesa diretora", acrescentou, em seguida, em mais uma crítica a Maia.

Ao fim do discurso de 11 minutos, parlamentares aliados o aplaudiram e gritaram em tom de comemoração: "Lira, Lira, Lira".

Ao todo, oito candidatos disputam a presidência da Câmara em eleição que será realizada na noite de hoje. Lira e Baleia Rossi (MDB-SP), aliado de Rodrigo Maia, são favoritos.

Ao longo da campanha, Baleia conseguiu unir em torno de sua candidatura partidos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, como PDT, PCdoB, entre outros. Esses partidos integram o bloco para frear a tentativa do Palácio do Planalto de interferir na Casa, com a eleição de um aliado do governo.

Ao todo, aliados de Baleia contabilizam ao menos 11 partidos. Já o bloco de Lira reúne dez partidos, com possíveis 230 votos. Como a votação é secreta, pode haver 'traições" dentro das legendas.