Topo

Esse conteúdo é antigo

Baleia Rossi critica primeiro ato de Arthur Lira como presidente da Câmara

Baleia Rossi (MDB- SP) pediu foco na reforma tributária a partir de agora - DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Baleia Rossi (MDB- SP) pediu foco na reforma tributária a partir de agora Imagem: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL

03/02/2021 08h57

Baleia Rossi (MDB) foi o principal adversário de Arthur Lira na disputa para presidência da Câmara dos Deputados, mas saiu derrotado. E hoje criticou o primeiro ato de Lira no cargo. O alagoano anulou a criação do bloco partidário de apoio a Rossi, alegando que houve atraso no registro. Isso anulou a eleição da Mesa Diretora e gerou debates e polêmicas ontem, até que houve um acordo.

"Foi um ato infeliz. Ele tinha acabado de ter uma grande vitória. No primeiro ato, já fez algo que acabou criando uma grande dificuldade em algo que já estava consolidado", criticou Baleia Rossi, em entrevista à CBN.

O emedebista admitiu que ficou decepcionado com o resultado da eleição. "Nós fizemos os compromissos com a nossa base. De 34, tivemos 30 votos declarados do MDB. Eu não vou cobrar de quem não nos apoiou. Acho natural que o deputado que tenha outro interesse possa votar em outro nome. Mostramos claramente quais eram nossos objetivos como presidente da Câmara. Mas claro que eu queria que o nosso desempenho fosse melhor".

Arthur Lira é ligado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e por isso Baleia pediu para que a Câmara não seja, a partir de agora, "uma Casa cartorial, que só carimba o que vem do Palácio".

Baleia também defendeu que a reforma tributária deveria ser a prioridade dos deputados a partir de agora. "Todos os estudos mostram que votar a reforma tributária vai impactar a nossa economia, com melhor ambiente de negócios. Não podemos mais esperar."