Topo

OAB fará petição para averiguar custos do 7 de setembro aos cofres públicos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/09/2021 15h56

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Filipe Santa Cruz, afirmou em entrevista à rádio CBN que a entidade pretende fazer uma petição para averiguar os custos da mobilização convocada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos cofres públicos. "Queremos conhecer o quanto custou ao povo brasileiro esse ato de campanha que foi feito no 7 de setembro, um ato particular", afirmou.

Para Cruz, houve um "sequestro" do dia da Independência brasileira. "Bolsonaro conseguiu ampliar essa divisão [na sociedade] e fez do 7 de setembro um ato de ruptura com a Constituição, com o poder judiciário, algo muito grave".

Segundo ele, a entidade também vai se posicionar em relação à MP (Medida Provisória) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que altera o Marco Civil da Internet e dificulta a retirada de posts das redes sociais.

"Estamos preparando uma ação que pode ser distribuída ainda hoje contra essa lei que tenta facilitar as fake news, que tenta facilitar exatamente máquina que o presidente e apoiadores montaram para atacar seus adversários de forma ilegal usando a internet como um campo de atividade criminosa", disse ele ao Jornal da CBN.