Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump elogia Bolsonaro no dia em que CPI da Covid pede seu indiciamento

Bolsonaro cumprimenta Trump em encontro ocorrido nos Estados Unidos - ALAN SANTOS/PR
Bolsonaro cumprimenta Trump em encontro ocorrido nos Estados Unidos
Imagem: ALAN SANTOS/PR

Do UOL, em São Paulo

26/10/2021 22h50

O ex-presidente americano Donald Trump publicou hoje mensagem de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No texto, que se resume a apenas cinco linhas, Trump elogia o colega brasileiro dizendo que "ele luta muito pelo povo" e "ama o povo do Brasil".

A mensagem foi publicada pelo americano no mesmo dia em que a CPI da Covid aprovou o relatório final elaborado pela comissão, no qual sugere o indiciamento de 80 pessoas, entre os quais o presidente Bolsonaro, por crimes cometidos durante a pandemia. Contra Bolsonaro, por exemplo, há alegações que apontam o cometimento de dez crimes, entre delitos comuns e infração político-administrativa (crime de responsabilidade).

"O presidente Jair Bolsonaro e eu nos tornamos grandes amigos nos últimos anos. Ele luta muito e ama o povo do Brasil - assim como eu faço pelo povo dos Estados Unidos. O Brasil tem sorte de ter um homem como Jair Bolsonaro trabalhando para eles. Ele é um grande presidente e nunca decepcionará o povo de seu grande país!", diz o texto, em inglês. A mensagem, no entanto, não faz nenhuma menção à CPI da Covid.

Bolsonaro manteve relações bastante próximas com Trump —aliás, um dos poucos aliados do isolado presidente brasileiro. Até a definição dos resultados das urnas, nos EUA, no ano passado, Bolsonaro declarava "lealdade" a Trump e torcida por sua vitória.

Depois que Trump foi banido das redes sociais, como Facebook e Instagram, por acusar, sem provas, a eleição do país de ter sido fraudada, Bolsonaro também criticou aquilo que classificou como "censura" promovida pelas empresas. A ação das gigantes de mídias sociais gerou fortes queixas de grupos conservadores, entre eles apoiadores de Bolsonaro.