Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do PSDB minimiza divisão interna e diz que 'eleição é disputa'

Do UOL, em Brasília

21/11/2021 12h31

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou neste domingo que a disputa interna para definir o candidato à Presidência da República "deve e tem" que provocar um racha no partido.

"Eleição não é confraria. Eleição é disputa", disse Araújo. "Agora, nós temos até agosto, que são as convenções do ano que vem, para construir os entendimentos."

As declarações foram dadas por Araújo em sua chegada ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde ocorrem as prévias do PSDB em Brasília. Estão na disputa da indicação do partido para a Presidência da República o governador de São Paulo, João Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. João Doria e Eduardo Leite têm polarizado a disputa.

União após as prévias

Araújo defendeu a união do partido após as prévias e citou o caso da corrida eleitoral que levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos pelo partido Democrata em 2009.

"A senhora Hillary (Clinton) entrou nas prévias certa de que seria escolhida pelos democratas, e foi derrotada para um negro de nome 'Hussein', Barack Obama. (Ela) levou meses para compor com o presidente Obama", pontuou Araújo.

Na avaliação do presidente do PSDB, caberá ao escolhido nas prévias demonstrar "maturidade" e "liderança" para "lamber as feridas, unir o partido e unir o campo de centro".

Disputa de cargos pelos derrotados

O presidente do PSDB desconversou, no entanto, sobre a possibilidade de candidatos derrotados nas prévias para a Presidência neste domingo disputarem outros cargos eletivos em 2022. Tanto João Doria quanto Eduardo Leite poderiam tentar a reeleição em seus respectivos estados.

"Os dois principais concorrentes de hoje têm compromissos públicos de não terem reeleição. Disputar qualquer cargo que não seja o de presidente da República é uma decisão muito pessoal", afirmou.

Primeiro turno das prévias ocorre neste domingo

O PSDB realiza neste domingo as prévias para escolha do candidato do partido à Presidência da República.

Filiados e políticos do PSDB estão divididos em quatro grupos nas prévias: filiados; prefeitos e vice-prefeitos; vereadores, deputados estaduais e distritais; governadores, vice-governadores, ex-presidentes, senadores e deputados federais.

Se nenhum candidato obtiver maioria absoluta dos votos no primeiro turno, haverá segundo turno em 28 de novembro.

A divulgação do resultado deste domingo estava originalmente marcada para as 17h, mas foi adiado para as 18h, por questões técnicas. O discurso do vencedor, caso a prévia seja definida, está programado para depois deste horário. Os dois principais concorrentes são Doria e Eduardo Leite.