Topo

Esse conteúdo é antigo

Boletim médico diz que Bolsonaro foi internado com 'suboclusão intestinal'

Thaís Augusto

Do UOL, em São Paulo

03/01/2022 09h03Atualizada em 03/01/2022 13h16

Internado de madrugada com "suboclusão intestinal", o quadro do presidente Jair Bolsonaro (PL) é estável. Segundo boletim médico do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, ele segue em tratamento e será reavaliado hoje, mas ainda não há previsão de alta.

A suboclusão intestinal é uma obstrução. Em julho de 2021, Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento do mesmo problema. À época, os médicos cogitaram uma intervenção cirúrgica, que foi descartada depois que o intestino do presidente voltou a funcionar normalmente.

O presidente está sendo acompanhado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, que operou Bolsonaro após a facada no abdome, em setembro de 2018. Ele chega a São Paulo —estava em viagem nas Bahamas— nesta tarde. A informação sobre o quadro de saúde de Bolsonaro foi adiantada ao UOL na madrugada de hoje por Macedo.

O médico-cirurgião deve avaliar os resultados dos exames de Bolsonaro —segundo ele, ainda não se sabe se uma cirurgia será necessária. Em seu perfil no Twitter, Bolsonaro disse hoje que é possível que ele seja submetido a uma "cirurgia de obstrução interna na região abdominal".

Na manhã de hoje, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se pronunciou sobre o quadro clínico do presidente e afirmou que Jair Bolsonaro tem sido bem cuidado e que passa bem.

"Bolsonaro, graças a Deus, está bem. Tenho informações que ele teve dores abdominais por conta daquele atentado contra ele, em 2018, e ainda hoje ele tem consequências, mas graças a Deus, ele está bem", disse o ministro.