Médicos colocam sonda em Bolsonaro, que diz ter passado mal após almoço
O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma foto nas redes sociais em que aparece com uma sonda nasogástrica. Ele foi internado hoje no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, e passará por exames. Segundo o presidente, é possível que ele seja submetido a uma "cirurgia de obstrução interna na região abdominal".
Bolsonaro relatou que chegou ao hospital por volta das 3h de hoje. Ele passou mal após o almoço de ontem (2). "É a segunda internação com os mesmos sintomas, como consequência da facada e 4 grandes cirurgias", escreveu o presidente. Em setembro de 2018, durante a campanha presidencial, Bolsonaro foi alvo de um atentado a faca.
Quadro estável
Internado de madrugada por uma "suboclusão intestinal", o quadro do presidente é estável. Segundo boletim médico do hospital, ele segue em tratamento e será reavaliado nesta manhã, mas não há previsão de alta.
A suboclusão intestinal é uma obstrução. Em julho de 2021, Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento do mesmo problema. À época, os médicos cogitaram uma intervenção cirúrgica, que foi descartada depois que o intestino do presidente voltou a funcionar normalmente.
O presidente está sendo acompanhado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, que operou o presidente após a facada no abdome, em setembro de 2018.
Mais cedo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que Bolsonaro tem sido bem cuidado e que passa "bem". "Bolsonaro, graças a Deus, está bem. Tenho informações que ele teve dores abdominais por conta daquele atentado contra ele, em 2018, e ainda hoje ele tem consequências. Mas, graças a Deus, ele está bem", disse o ministro.
A informação sobre o quadro de saúde de Bolsonaro foi adiantada ao UOL na madrugada de hoje pelo médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que operou o presidente após a facada em setembro de 2018.
Segundo Macedo, Bolsonaro "fará tomografia e mais exames para sabermos o que há no abdômen". "Ainda não sabemos, mas pode ser causado, por exemplo, por um alimento mal mastigado, entre outros fatores."
A aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) que levava Bolsonaro de Santa Catarina, onde o presidente passou uns dias de folga, pousou no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no começo da madrugada desta segunda-feira. De lá, a comitiva presidencial seguiu para o hospital Vila Nova Star.
O presidente foi criticado por viajar de folga para Santa Catarina enquanto a Bahia enfrenta as consequências das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias de dezembro: até o presente momento, foram registradas 25 mortes e 151 cidades estão em situação de emergência.
Cirurgias após a facada
O cirurgião Antônio Luiz Macedo operou Bolsonaro após a facada que levou no abdome, em setembro de 2018, na cidade de Juiz de Fora (MG), durante um ato de rua de sua campanha presidencial.
Desde então, o presidente esteve internado em hospitais em algumas ocasiões para realizar cirurgias e exames.
- 6 de setembro de 2018 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG): O candidato Jair Bolsonaro se submete a uma operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha;
- 12 de setembro de 2018 - Hospital Albert Einstein, em São Paulo: Bolsonaro passa por nova cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino;
- 28 de janeiro de 2019 - Hospital Albert Einstein, São Paulo: já na Presidência da República, Bolsonaro se submete a uma nova cirurgia para retirada da bolsa de colostomia;
- 8 de setembro de 2019 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: nova cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada;
- 25 de setembro de 2020 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: retirada de cálculo na bexiga;
- 14 de julho de 2021 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.