Topo

Médicos retiram tumor de 28 quilos de paciente na Alemanha

Em Berlim

26/10/2012 16h43

Médicos da Clínica Universitária de Dresden, no leste da Alemanha, extraíram um tumor de 28 quilos do corpo de uma paciente de 60 anos, diagnosticada, em um primeiro momento, com obesidade. A intervenção de sete horas foi realizada no começo de outubro e transcorreu bem, segundo boletim médico.

O tumor de baixo potencial maligno media cerca de 60 por 50 centímetros e estava situado em um ovário da paciente, que havia ganhado peso de maneira espetacular. Seu médico atribuiu este aumento a uma diabetes e à falta de atividade física e, sem saber do tumor, prescreveu à senhora um tratamento contra obesidade.

A filha só resolveu pedir uma segunda opinião médica quando viu que sua mãe não conseguia mais se manter em pé devido ao ganho de peso - a paciente de 1,60 metro chegou a ficar com cerca de 138 quilos. Os cirurgiões retiraram o tumor, os ovários e, também, a tireoide, que tinha expandido com as alterações do organismo e estava dificultando a passagem de ar na traqueia da mulher. 

A paciente perdeu um total de 40 quilos só com a operação e se declarou "supercontente" à porta-voz do hospital. "Jamais poderei agradecer o bastante aos médicos, sou uma nova pessoa", declarou.