Topo

Cerca de 3% dos adultos brasileiros consomem maconha; país ocupa 17º lugar em ranking

Cerca de 7% dos brasileiros já usaram maconha alguma vez na vida, de acordo com o levantamento - David McNews/Getty Images/AFP
Cerca de 7% dos brasileiros já usaram maconha alguma vez na vida, de acordo com o levantamento Imagem: David McNews/Getty Images/AFP

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

01/08/2012 12h15Atualizada em 01/08/2012 17h41

Cerca de 7% dos adultos brasileiros já usaram maconha pelo menos uma vez na vida (cerca de 8 milhões de pessoas) e 3% da população adulta (mais de 3 milhões) afirmou ter consumido a droga no último ano. Além disso, mais da metade dos usuários do país, estimados em 1,5 milhão de indivíduos, usa a substância todos os dias. É o que mostra o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado pela Universidade Federal de São Paulo nesta quarta-feira (1º).

A pesquisa, feita com 4.607 pessoas de 149 municípios brasileiros, indica que a experimentação da maconha ocorre antes dos 18 anos para a maioria, ou 62%, da população que já consumiu (ou ainda consome) a droga. Cerca de 37% dos usuários são considerados dependentes da substância.

Quando aplicados ao universo dos adolescentes, os resultados não são muito diferentes: 4% (o equivalente a 600 mil indivíduos) consumiram maconha pelo menos uma vez na vida, e 3% (mais de 470 mil), no último ano. Destes jovens, 17% conseguiram obter a substância na escola.

Segundo o coordenador da pesquisa, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, em 2006 existia um adolescente para cada adulto que usa maconha. Em 2012, a proporção aumentou para 1,4 adolescente por adulto, o que é preocupante.

DESTAQUES

1 em cada 10 homens adultos já experimentou maconha na vida

Mais de 1% da população masculina brasileira é dependente de maconha

Quase 40% dos adultos usuários de maconha são dependentes

Dentre os usuários, os homens usam três vezes mais que as mulheres

Ranking

Os dados mostram que o Brasil não está entre os países com maiores índices de consumo de maconha - ele aparece em 17º no ranking. Em primeiro lugar está o Canadá (44% de uso na vida e 14% no último ano), a Nova Zelândia (42% e 13%, respectivamente) e Estados Unidos (41% e 10%).

No entanto, ainda conforme a pesquisa, as Nações Unidas acreditam que os dados oficiais na América Latina possam ser subestimados, "uma vez que o volume de maconha apreendido no Brasil está entre os maiores do mundo e o país não é um grande fornecedor de nenhuma região."

A pesquisa tambem aferiu que a maior parte dos brasileiros, ou 75%, é contra a legalização da maconha.

(Com Agência Brasil)