Topo

Pontos de ônibus da Suécia ganham 'Sol artificial' para combater depressão de inverno

Em Estocolmo

27/11/2012 15h19

Trinta paradas de ônibus da cidade de Umeaa, no norte da Suécia, vão oferecer um pouco de luminoterapia aos passageiros à espera de seu ônibus durante o longo inverno sueco, anunciou nesta terça-feira (27) a companhia de energia que planejou a iniciativa.

"Nós ficamos cansados nesta época do ano, e conseguir uma pequena dose de luz a mais é fantástico", disse Anna Norrgaard, diretora de marketing da Umeaa Energy.

Devido ao inverno em Umeaa, cerca de 500 quilômetros ao norte de Estocolmo, os dias são muito curtos. O Sol brilha apenas durante quatro horas e meia no auge do inverno, no final de dezembro. A luminoterapia é um tratamento contra a depressão sazonal, o "blues do inverno", distúrbio causado pela falta de luz solar no Hemisfério Norte.

Sol artificial

Lâmpadas especiais substituem temporariamente as propagandas. Cinco pontos de ônibus chegaram a ser cobertos com painéis reflexivos para aumentar ainda mais a sensação de estar sob o Sol. Os amantes do bronzeamento vão ficar decepcionados: para proteger os olhos, as lâmpadas não emitem radiação ultravioleta.

"Você tem que se colocar de frente para as lâmpadas (...) e manter os olhos abertos para deixar entrar a luz", aconselhou Ana.

Os passageiros também podem considerar ir para o ponto de ônibus mais cedo do que de costume para que a terapia tenha um efeito melhor. É geralmente recomendado se expor à luz por meia hora do dia, embora o tempo "possa variar de acordo com a pessoa", acrescentou a diretora.