Topo

SP ganha centro de medicina nuclear de padrão internacional

Do UOL, em São Paulo

21/05/2012 14h14

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP recebeu nesta segunda-feira (21) novas instalações do Serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (InRad-HCFMUSP). O investimento, do governo do Estado, foi de R$ 6,5 milhões.

Foram feitas obras de reforma nas áreas assistenciais, administrativas e de ensino e pesquisa. Os novos espaços permitirão atendimento mais integrado, com conforto e agilidade para pacientes, médicos e funcionários. No segundo pavimento foi criado um dos mais modernos centros de pesquisa em imagem molecular do Brasil, composto por oito laboratórios e um biotério para armazenamento de pequenos animais.

Esta área está equipada com um novo e moderno equipamento MICRO-PET-SPECT-CT multiusuário (Projeto FINEP), para pesquisas pré-clínicas em pequenos animais, em especial ratos e camundongos. Este equipamento, junto com os laboratórios de apoio, somados ao Cíclotron (instalado no subsolo) e ao PET-CT (instalado no térreo), com as respectivas áreas de suporte, transformam o Serviço de Medicina Nuclear do InRad – HCFMUSP num centro de excelência em Medicina Nuclear e imagem molecular, nivelado aos maiores centros internacionais. 

Com este novo Centro de Pesquisa, será possível, por exemplo, acompanhar os tumores em animais de laboratórios e efeitos de tratamentos experimentais em nível molecular, avaliando assim o potencial terapêutico de novas drogas em tempo real. A geração de conhecimentos neste campo permitirá trazer contribuições não apenas nas áreas de oncologia, como também em outras especialidades como a cardiologia e neuropsiquiatria.
        
Para Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde, este novo espaço representa um importante avanço na área de pesquisa, além da garantia de melhor atendimento aos pacientes, graças à reforma nas áreas assistenciais.