Topo

SP quer vacinar amanhã 2,9 milhões de crianças contra paralisia

11/06/2010 10h55

São Paulo - A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realiza amanhã a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a paralisia infantil. A intenção é imunizar 2,9 milhões de crianças menores de 5 anos contra a doença em todo o Estado. O número corresponde a 95% dos três milhões de paulistas nessa faixa etária.

De acordo com o órgão, na capital, a abertura da campanha acontecerá na praça de eventos do Shopping West Plaza e terá como tema central a Copa do Mundo, com distribuição gratuita de bolas e apitos. Além disso, cada criança baterá um pênalti contra o Zé Gotinha e poderá tirar foto com o mascote símbolo da vacinação. No posto do shopping haverá vacinação entre as 10 horas e as 15 horas.

Para a primeira fase da campanha, serão mobilizados 17.097 postos de vacinação fixos e móveis em todo o Estado, que funcionarão das 8h às 17h. Serão 53,4 mil profissionais de saúde, 4,2 mil veículos e cinco barcos envolvidos na operação. A segunda etapa da campanha começa no dia 14 de agosto.

Além da imunização contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e a contra hepatite.

Fabiana Marchezi