Topo

Idosa recebe sonda de alimentação no pulmão em hospital no interior de SP

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana

18/10/2013 19h34

Uma idosa de 85 anos recebeu uma sonda de alimentação nos pulmões no Hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara (a 273 km de São Paulo) nessa quinta-feira (17) e seu estado de saúde se agravou hoje.

A família registrou um boletim de ocorrência e afirmou que irá processar o hospital. A instituição admitiu o erro e informou que abriu sindicância para apurar a conduta dos responsáveis. A polícia também vai apurar o caso.

Segundo a família, a idosa Cecília Maria Camargo Rocha estava internada no hospital há cerca de 70 dias para tratar de uma pneumonia. Cecília deveria ter tido alta ontem, mas a ocorrência com a sonda a impediu de sair do hospital.

Não há previsão de alta, segundo a família. “Os médicos chegaram a dizer que ela não passa de hoje”, disse Débora Maira Rocha Peres, neta de Cecília.

“Estávamos preparados para recebê-la em casa quando tivemos a notícia. Eles mesmos admitiram que houve erro médico. É absurdo esse tipo de coisa, minha avó pode morrer", disse a neta.

Outro lado

A diretora do hospital, Natalina Correia Leite, afirmou que o erro ocorreu nos procedimentos de enfermagem. “Infelizmente foi uma grande fatalidade porque a equipe de enfermagem é experiente”, relatou.

“Já foi feito o levantamento do prontuário da paciente e, através dele, está sendo realizada a sindicância para apurar os fatos e, na sequência, punir os responsáveis”, disse.

A diretora informou ainda que, se houver comprovação do erro, os responsáveis serão demitidos.

O UOL procurou o Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) e o Coren (Conselho Regional de Enfermagem), entidades que fiscalizam e punem erros de procedimento, mas ninguém foi encontrado.